Santa Cruz do Sul

Projeto sustentável da Escola Sagrada Família fica em primeiro lugar na Mostra Científica Estadual

Uma instituição educacional de Santa Cruz do Sul esteve em evidência nesta semana no Estado. Na última terça-feira, o projeto Bola na Rede: produção de redes esportivas a partir do reuso de garrafas pet, produzido na Escola Estadual Sagrada Família, na disciplina de Projeto de Pesquisa, garantiu o primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental II da Mostra Científica das Escolas Públicas Estaduais do Rio Grande do Sul. 

LEIA TAMBÉM: Mostra reúne trabalhos da educação infantil no Bairro Progresso

Segundo o professor de História e coordenador do projeto, Fernando Porto Ataide, a ideia surgiu a partir da disciplina de Projeto de Pesquisa, em que os alunos precisavam pensar em problemas existentes na escola e na comunidade. “Nas conversas que tivemos, eles detectaram a falta de redes nas goleiras da escola. Foi assim que iniciamos”, relembra. Com a ideia em mãos, o grupo de sete alunos começou a pensar em soluções, chegando ao uso de garrafas pet. 

Publicidade

A partir da pesquisa sobre como fazer os filamentos das redes, o grupo desenvolveu protótipos de equipamentos de corte, torção e confecção. Segundo Ataide, os alunos do 9º ano Rian Rodrigues, de 15 anos, Luis Roberto Bellina, 14, e Wesley Rafael Garcia, 16, montaram o filetador. “É o primeiro processo, onde colocamos a garrafa e uma lâmina de apontador corta os filamentos quando é puxada”, explica. Após, vem a etapa da torção do fio.

Os estudantes Cauã Gabriel Santos, de 15 anos, Eduardo Bombardelli, 13, Pedro Miguel Alles, 13, e Vitória Soder, 14, todos do 8º ano, desenvolveram o objeto para a torção do fio, que serve para criar mais resistência. Eles são torcidos e enrolados por pressão. Depois de prontos, os fios são colocados no equipamento chamado de mesa gabarito, onde há pregos para criação dos nós e espaçamentos que formam a rede.

LEIA TAMBÉM: Critérios técnicos de mérito e desempenho vão definir próximos gestores nas escolas municipais

Publicidade

Conforme o professor, foram usados de 88 a cem fios na produção da rede para a goleira do campo de futebol. No momento, os alunos estão produzindo para as goleiras da quadra de futsal. A fim de tornar o projeto real, estudantes e funcionários levam garrafas de casa para a escola. “Não precisamos de um grande sistema de coleta porque a demanda é curta”, conta. Fernando Ataide reitera que o projeto vai suprir as necessidades da escola, mas deve ser expandido no ano que vem. 

Elogios para o empenho

Para participar da Mostra Estadual, que reuniu cerca de 30 escolas em Porto Alegre, os alunos passaram pela Mostra Regional ocorrida em Santa Cruz. Segundo o estudante Wesley Rafael Garcia, a expectativa era boa na competição. “Pensamos que poderíamos vencer porque estamos ajudando o meio ambiente”, comenta. Para Luis Roberto Bellina, a melhor parte do trabalho foi o desenvolvimento em grupo. “A partir disso, você aprende a trabalhar em conjunto e vai se desenvolvendo para a vida.” 

LEIA TAMBÉM: Veja o calendário de matrículas, rematrículas e transferências da rede municipal de Santa Cruz

Publicidade

A diretora da Escola Sagrada Família, Josiane Koester Bertram, diz que foi uma surpresa gratificante a premiação na Mostra Estadual. “Nós acreditamos em uma educação pública de qualidade e trabalhamos muito na valorização dos nossos alunos”, enfatiza. Josiane elogia o empenho dos estudantes e do professor que ficaram à frente do projeto premiado. “Tenho certeza que isso foi valorizado pelos avaliadores. O trabalho é digno de elogios.” Para mais informações sobre o projeto, siga no Instagram pelo endereço @bola.na.rede.pet. 

LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL

Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.