Ler o rótulo de um produto no supermercado, o nome de uma linha de ônibus, um livro de historinha para os netos ou a prece na igreja parecia um sonho muito distante de ser realizado para idosos da zona sul de Santa Cruz que não tiveram chance de alfabetização na infância e adolescência. Isso começou a mudar em agosto do ano passado, quando oficinas de leitura e escrita passaram a ser oferecidas no Cras Beatriz Franz Jungblut, do Bairro Santa Vitória. Na última quinta-feira, 28, após 14 meses de aulas – e de muita dedicação –, chegou o dia da formatura. A solenidade ocorreu no auditório do Bloco 1 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), com a presença de familiares, amigos e autoridades convidadas.
O Projeto Sonho de Leitura é fruto de uma parceria entre o programa Uniama Atividades, vinculado à Unisc, e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A iniciativa possibilitou que os participantes aprimorassem habilidades de leitura, escrita, interpretação de textos e até operações matemáticas. Os certificados foram entregues pelo professor Moacir Fernando Viegas, da Unisc, orientadora Sil-nara Noronha, do Cras Beatriz, e estagiária de Psicologia Letícia Wagner, que acompanhou o grupo como mentora.
LEIA TAMBÉM: Comissão da imigração abre agenda de Natal
Publicidade
Representando os formandos, Maria Donilda dos Santos emocionou a todos com suas palavras. Ela começou agradecendo. “Agradecer, em primeiro lugar, a Deus. Poder ler é um sonho de muitos anos.” Reconhecendo as dificuldades enfrentadas, disse que nunca perdeu a fé em realizar o sonho de ler a Bíblia.
Maria também fez questão de homenagear os envolvidos no projeto. “Queremos agradecer aos anjos, equipe do Cras e da Unisc, pela disponibilidade e carinho em estar transmitindo conhecimento. O sonho é real. Obrigada a todos!”, concluiu, sob aplausos.
A secretária de Desenvolvimento Social, Priscila Froemming, destacou a relevância dessa conquista. Parabenizou os formandos e ressaltou que atender a esse pedido, que partiu dos idosos, foi uma prioridade para a sua equipe. “Quando a gente está num serviço público, este é o nosso papel: dar dignidade às pessoas. Poder ler um cartaz, um celular, uma prece, ou um livro para o neto… Isso é essencial.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Desafio da Gaspar segue com inscrições abertas
Emocionada, ela compartilhou o quanto a experiência foi significativa. “Idosos são prioridade. Fico imensamente feliz e considero esse o principal serviço que prestei em minha trajetória até aqui no serviço público”, afirmou.
A assessora de Relações Interinstitucionais da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, destacou o valor desse momento para a cidadania dos formandos. Para ela, a disposição, persistência e dedicação dos alunos evidenciaram a confiança que depositaram tanto em si mesmos quanto na equipe que os acompanhou.
Publicidade
“Obrigada por fazerem parte da Unisc neste tempo e neste sonho que ajudamos a realizar”, reforçou, enfatizando o compromisso da universidade em atuar como uma instituição comunitária.
O professor Moacir Viegas ressaltou o caráter desafiador e gratificante desse trabalho, frisando que foi uma experiência de aprendizado mútuo. “São verdadeiros guerreiros e guerreiras, estudantes atentos e compromissados, que dificilmente faltaram a uma aula e encararam frustrações, dores e dificuldades, sempre entusiasmados e dispostos a aprender tudo o que puderam”, afirmou, com admiração e orgulho. Ele agradeceu à Unisc e à Prefeitura por proporcionarem essa oportunidade, destacando que ambas as instituições cumprem seu compromisso social.
Depois da cerimônia, houve um coquetel comemorativo. Além disso, os formandos foram convidados para um almoço de encerramento das atividades do ano do Uniama, que vai ocorrer na segunda-feira.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Linha Seival: uma comunidade em busca de sua identidade
A formatura dos alunos do do projeto Universidade do Adulto Maior (Uniama) Sonho de Leitura foi bastante celebrada na Unisc. “Neste ano, oferecemos 11 atividades. Uma delas é o Sonho de Leitura, que surgiu em agosto de 2023 em parceria entre Unisc e Secretaria de Desenvolvimento Social para contemplar 12 pessoas, com idade entre 60 e 78 anos, que tinham o sonho de ler e escrever”, explicou Luciana Cunha, coordenadora do Núcleo de Ação Comunitária (NAC), responsável pela Uniama.
As atividades foram desenvolvidas pela equipe do NAC, formada por estudantes, técnicos administrativos e docentes. As aulas também ocorreram na Unisc, desenvolvidas por Moacir Viegas e alunos do Curso de Pedagogia.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
This website uses cookies.