Ao lado de trabalhos de estudantes dos três estados do sul, o projeto “Levantamento de mamíferos silvestres em uma área rural no município de Venâncio Aires, Sul do Brasil”, participa da Mostra Científica do Projeto Verde é Vida, durante a 21ª Expoagro Afubra, que acontece até sexta-feira, 24, em Rio Pardo.
Para estar no evento, o projeto do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Coronel Thomaz Pereira, desenvolvido pelos alunos Maria Clara de Freitas Greiner e Nicollas Andrei Dorr passou pelas três etapas: começou na própria escola, seguindo para uma abrangência regional, e, em seguida estadual, do projeto Verde é Vida.
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Conforme o professor Luiz Liberato Costa Corrêa, que orienta o projeto, os alunos foram incentivados para a pesquisa investigativa, com o enfoque no conhecimento dos vertebrados silvestres. “Neste sentido, foi realizado um levantamento investigativo dos mamíferos de médio e grande porte, encontrados numa área rural ao entorno da escola, registrando as espécies com uso de câmeras-de-trilha, vestígios e informações de locais. A região está inserida numa área rural em domínio Bioma Mata Atlântica, com fragmentos florestais de pequeno e médio porte”, explica o professor.
As atividades investigativas iniciaram em fevereiro do ano passado, com aulas teóricas e métodos de estudos, com livros e pesquisas na internet, visando reconhecer dados bioecológicos deste grupo de vertebrados. Posteriormente, conforme o professor, como treino para os alunos, utilizaram a ferramenta Kahoot, com imagens das espécies e opções de nomes-comuns dos animais, de forma que poderiam identificar virtualmente algumas espécies.
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“Através dos dados obtidos foram registrados 21 mamíferos silvestres de médio e grande porte na região de estudo. Destes podemos destacar a presença de algumas espécies consideradas ameaçadas de extinção em nível regional: bugio- ruivo (Alouatta guariba), tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla), gato-maracajá (Leopardus wiedii), gato-do-mato-grande (Leopardus geoffroyi), gato-mourisco (Puma yagouaroundi) e veado-catingueiro (Mazama gouazoubira)”, explicam os alunos ao descrever o projeto.
“O mérito do estudo está em realizar propostas investigativas no ambiente escolar, gerando consciência ambiental através das práticas de pesquisa. Consequentemente servir de grande valia na educação de crianças e adolescentes, que serão os futuros agentes interventores ambientais. Por fim, o estudo ainda se encontra em fase de coleta de dados e é de se esperar novos registros de mamíferos terrestres na região”, destaca o professor.
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