ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Projeto sobre bullying chega a escolas de Santa Cruz do Sul

Márcia realizou a primeira apresentação em Santa Cruz na Escola Vidal de Negreiros

Desde o dia 26 de junho, escolas de Santa Cruz do Sul são contempladas por um projeto que utiliza a literatura infantil para conscientizar sobre o bullying dentro de sala de aula. O projeto “Pare, Olhe, Ouça e Sinta: o bullying na escola” é liderado pela escritora e educadora gaúcha Márcia Tatiana Funke Dieter e está sendo trabalhado em escolas públicas do interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A iniciativa conta com o apoio do Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). 

Durante a realização do projeto, Márcia leva aos estudantes da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental a história do livro infantil Uni, de sua autoria. A obra conta a história da menina Sophia, que faz amizade com um cavalo diferente, o Unicórnio. Por meio da aceitação, cumplicidade, carinho e amor, a dupla revela o quanto as singularidades os tornam especiais. Conforme explica Márcia, o contexto lúdico da obra incentiva a conscientização dos alunos sobre respeitar as diferenças. 

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Escola Affonso Rabuske celebra 171 anos; conheça a história do educandário

Publicidade

O projeto prevê 268 atividades, sendo 253 palestras para alunos da pré-escola, primeiros e segundos anos, e 15 encontros com professores para formação. Isso deve ser executado em 75 dias. Venâncio Aires também já recebeu a primeira fase do projeto. Em Santa Cruz, a primeira instituição a receber a apresentação foi a Escola Municipal Vidal de Negreiros. A ação seguiu nas escolas municipais Cardeal Leme, Guilherme Simonis, Christiano J Smidt, Felipe Becker e Rio Branco.

Ao longo do projeto serão distribuídos 3 mil exemplares do livro, 350 deles editados em braile. A obra também está disponível no YouTube, em uma versão contada pela autora. Segundo Márcia, o objetivo do projeto é mostrar a importância do envolvimento da literatura na prática escolar, contribuindo para reflexões sobre bullying entre professores e alunos. 

Publicidade

A iniciativa também conta com o acompanhamento da psicóloga Romena Panarotto, que possui ampla experiência nessa área. Ela irá trabalhar diferentes temas com alunos e professores. O “Pare, olhe, ouça, sinta: o bullying na escola” é um projeto aprovado através da Lei de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, Pronac 235310. Conta com a produção da Lisboa & Rocha Consultoria e realização do Ministério da Cultura. 

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

© 2021 Gazeta