Para incentivar a mudança de hábitos na comunidade, o projeto Sacolas do Bem vai distribuir 3 mil unidades neste ano. Entre março e dezembro serão entregues 300 ecobags por mês. A promoção, da Gazeta Grupo de Comunicações, com patrocínio do Município de Santa Cruz do Sul, incentiva a troca das sacolas de plástico por uma opção sustentável de tecido, que pode ser reutilizada.
Desde sua criação, em 2019, o projeto já entregou 5 mil ecobags em Santa Cruz do Sul. De acordo com o gerente comercial da Gazeta, Lau Ferreira, no primeiro ano foram entregues 3 mil unidades da Sacola do Bem; e no ano passado, por causa da pandemia, o número foi menor, com 1,8 mil peças. As estampas das edições anteriores tiveram como temas as quatro estações e os pontos turísticos da cidade. Já neste ano serão dez estampas diferentes, com artes relacionadas ao meio ambiente.
LEIA MAIS: FOTOS: Projeto Sacolas do Bem distribui primeiro lote de 2020
Publicidade
“O Sacolas do Bem é um projeto pensado para começar a mudar o comportamento das pessoas. Vamos plantando um pouquinho e incentivando as pessoas, fazendo elas entenderem”, explica Lau. “Leva tempo para mudar o hábito de alguém e o comportamento de uma sociedade.” A escolha das ecobags foi pela quantidade de sacolas plásticas que são usadas todos os dias em sociedade e, em muitos casos, acabam sendo jogadas fora.
Para a prefeita Helena Hermany, o Sacolas do Bem é uma iniciativa singela, mas de um gigantesco impacto na comunidade, e que, portanto, merece toda a atenção do poder público municipal. “São essas pequenas ações que repercutem de forma muito positiva na sociedade e ajudam na construção de um mundo melhor. Basta ver o sucesso alcançado pelo projeto até agora”, ressalta.
Conforme Helena, o cuidado com o meio ambiente é uma responsabilidade que precisa ser compartilhada por todos: governantes, iniciativa privada, terceiro setor e pelos próprios cidadãos. “Sempre é tempo de se adquirir um bom hábito. Todo mundo ganha ao utilizar sacolas retornáveis, porque isso traz como consequência a redução de resíduos plásticos, que tanto poluem e destroem o nosso planeta”, frisa. “Todo mundo a seu modo pode contribuir com atitudes mais sustentáveis, e essa é sim uma maravilhosa oportunidade.”
Publicidade
LEIA MAIS: Movimentação intensa marca início da entrega das sacolas ecológicas
Sobre o projeto
O projeto Sacolas do Bem é uma iniciativa da Gazeta Grupo de Comunicações, com patrocínio do Município de Santa Cruz do Sul. Desde o início da promoção, em 2019, já foram entregues 5 mil unidades nos eventos de distribuição. A ação integra o Projeto Repensar, que salienta a educação e a sustentabilidade, assumindo um tema principal a cada ano e convidando a comunidade a repensar comportamentos em defesa da qualidade do solo, da água e do meio ambiente.
Publicidade
Para obter as Sacolas do Bem, é só recortar e guardar os cupons numerados que serão publicados na Gazeta do Sul e depois poderão ser trocados pela bolsa. As sacolas podem ser colecionadas e são desenvolvidas em 100% algodão cru, sem tratamento ou tingimento, e com impressão que não sobrecarrega o uso de cores, evitando o excesso de uso de matéria-prima.
LEIA TAMBÉM: Comunidade escolhe os pontos turísticos que irão estampar as Sacolas do Bem
Publicidade