Conhecer uma redação ou um estúdio de rádio, produzir material impresso, digital, de áudio, fotografia ou outro, e vê-lo sendo veiculado em um dos veículos da Gazeta Grupo de Comunicações é o sonho de muitos jovens que pretendem ingressar em uma profissão da área de comunicação. Desde março, quando o Projeto Repensar Educação 2021 foi lançado, e em abril, quando houve a divulgação dos selecionados, isso tornou-se realidade para oito estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas das regiões do Vale do Rio Pardo, Centro-Serra e Metropolitana. Após as etapas de seleção, visita às dependências da Gazeta e do período de orientação com seus tutores (profissionais da Gazeta Grupo), chega um dos momentos mais importantes do projeto.
Em julho, inicia-se a veiculação das produções criadas pelos aprendizes com o suporte da equipe da Gazeta. Foi uma grande oportunidade de os jovens expandirem seus conhecimentos em áreas como música, fotografia, redação (notícias e coluna), charge, comunicação em rádio, reportagem em vídeo e como influenciador nas redes sociais. O gerente de Produto e Inovação do grupo, Eduardo Dalla Costa, comenta que o projeto, que se estende até dezembro, superou as expectativas em repercussão e alcance. “Estou muito feliz, pois o projeto atingiu tudo aquilo que esperávamos vislumbrando, todas as possibilidades de crescimento que esses estudantes podem conseguir até o final da experiência. Penso muito no orgulho dos pais e familiares desses jovens”, destaca.
LEIA MAIS: Projeto Repensar: contação de histórias incentiva a criatividade e a imaginação
Publicidade
Os conteúdos produzidos entre os meses de abril e dezembro, sem carga horária ou exigência de volume de produção, são preparados de acordo com a disponibilidade de tempo dos alunos, sob a orientação de profissionais de todas as mídias do grupo, de forma online. A veiculação ocorrerá nas redes sociais, programas da Rádio Gazeta, na Gazeta do Sul e no Portal Gaz, em dias distintos, conforme a demanda de cada área especifica e programação prevista nos veículos.
O projeto Repensar Educação prevê também ações externas, como um tour das escolas pelas instalações da Gazeta e uma versão compacta do Palco do Saber, além da participação ao vivo na programação das rádios. Todas as ações previstas no Repensar Educação são adaptadas para que cumpram os protocolos de segurança. A iniciativa do projeto é da Gazeta Grupo de Comunicações, com patrocínio da Corsan e apoio da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
LEIA TAMBÉM: Conheça os selecionados no Projeto Repensar Educação
Publicidade
O que os participantes dizem
Música – Canto ou instrumentista
Júlia Spiazzi Schreiber, de 13 anos, estudante do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Educar-se, em Santa Cruz do Sul, conta que desde muito pequena tem interesse pela música. Aos 7 anos começou a se apresentar e ter experiência em palcos, microfones e equipamentos de gravação. A inspiração, segundo ela, surgiu na família. “Meu tio tocava violão e nós cantávamos Wish You Were Here, do Pink Floyd, nos churrascos. Minha prima materna canta, toca vários instrumentos e acho que isso me inspirou também”, afirma. Com um estilo de música eclético, ela ressalta que participar do projeto servirá para aprofundar seus conhecimentos. “Gosto de pop, indie rock, indie pop, pop eletrônico, pop alternativo, rock brasileiro e internacional. E isso vai me ajudar bastante”, destaca.
Segundo o designer gráfico da Gazeta do Sul e músico Rodrigo Sperb, o trabalho de orientação é feito mediante troca de mensagens por WhatsApp e a jovem já está gravando músicas em casa. “Estou lhe orientando por mensagens e ela já está gravando músicas. Acredito que muito em breve deveremos oficializar uma gravação que será postada no Gaz. Quero também orientá-la mais sobre tonalidade de música, a trabalhar com melodia, harmonia e compasso. Mas posso adiantar que ela canta muito bem, tem um talento enorme”, afirma.
Fotografia – Olhos do Mundo
Amanda Engelmann Baierle, de 13 anos, é estudante do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Ernesto Alves, de Santa Cruz do Sul. Apaixonada por fotografia, ela segue as dicas da fotógrafa Rafaelly Machado, da Gazeta do Sul, para aprimorar seu conhecimento. “Minha tutora me mostrou algumas configurações da máquina fotográfica e dicas de fotos para reportagens. Também já fiz fotos em tons quentes e frios. Sempre que preciso de ajuda ou tenho alguma dúvida, ela me orienta,” conta.
Publicidade
Após a apresentação do equipamento, algumas técnicas sobre fotografia foram repassadas à jovem. “Amanda aprende muito rápido. Ensinei a usar a luz natural de janelas ou portas, que deixam um lado mais claro que o outro, fizemos fotos em movimento e saímos juntas para registrar a beleza das árvores extremosas, que foram capa do jornal em 26 de maio”, conta Rafaelly. “ Ela tem um olhar muito bom para fotografia e fica sempre pensando em um ângulo diferente. Achei isso bacana”, completa a tutora.
Influenciador para Redes Sociais – Influencer
Gabriel Heineck Haberkamp, que tem 14 anos, é estudante do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Educar-se, em Santa Cruz do Sul. O jovem, que possui deficiência visual, criou juntamente com um amigo o Blind Center – um canal no YouTube e um site para informar outras pessoas sobre como os deficientes visuais usam essa tecnologia. “Minha intenção com a participação no Projeto Repensar é receber dicas para melhorar o conteúdo do canal que administro com um amigo e aumentar a divulgação”, salienta.
A jornalista e comunicadora Aline Silva, da Rádio Gazeta, é quem está orientando Gabriel. “Ele já recebeu dicas de produção de vídeo, como fazer postagens e como aumentar a divulgação do canal. Estamos trabalhando para cada vez aperfeiçoar mais isso”, afirma a tutora.
Publicidade
Apresentação (Reportagem em Vídeo) – Minuto Repensar
Fernanda da Silva Schild, de 15 anos, é estudante do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Vera Cruz. A jovem, que sempre demonstrou facilidade em desenvolver atividades ligadas à leitura e à escrita, conta que há pouco tempo sentiu interesse em escrever roteiros, gravar vídeos, editar e fazer suas próprias produções. Então, inscreveu-se no projeto para buscar mais conhecimento na área. “Está tudo sendo incrível! Aprendi várias coisas que serão úteis na prática, que servem para potencializar aquilo que eu já fazia. Aprendi a montar um roteiro de notícia, termos técnicos, a usar teleprompter e a como me portar na frente das câmeras. Eu estou adorando essa experiência e ela está, com certeza, me trazendo muito ganho pessoal”, afirma.
A jornalista Naiara Beatriz Silveira, do Portal Gaz, afirma que a jovem tem muito potencial e iniciativa. “Eu e a Fernanda já fizemos algumas reuniões, conversando sobre a proposta, compartilhando experiências e planejando a produção do Minuto Repensar. Também preparei um material para ela com algumas dicas, embasamento mais teórico e sugestões mais práticas, que podem ajudá-la na produção e gravação em si. No momento, estamos desenvolvendo a produção do piloto do Minuto Repensar, ainda em testes e ajustes, para colocarmos no ar a melhor versão do programa e permitir que ela aprenda enquanto põe a mão na massa”, esclarece.
Comunicação em Rádio – No Ar!
Ícaro Belizário da Silva de Linhares tem 13 anos, é estudante do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lauro Rodrigues, de Porto Alegre. Apaixonado por rádio, há anos acompanha a programação da Rádio Gazeta FM 107,9 e chegou a montar um estúdio de rádio improvisado, em uma peça nos fundos da residência, na época em que morava em Santa Cruz. Com grande desejo de seguir carreira na área, afirma que o projeto está contribuindo bastante para seu aprendizado. “Está sendo muito legal a experiência de participar do Projeto Repensar. Aprendi como fazer um boletim de notícias e também como gravá-lo. Estou gostando muito de enviar as gravações de notícias esportivas para o meu ‘padrinho’, Leandro Porto. Aliás, é ele quem coloca para rodar os meus boletins informativos. Agradeço à Gazeta Grupo por ter me selecionado para participar desse maravilhoso projeto”, afirma.
Publicidade
Segundo o jornalista e apresentador Leandro Porto, da Rádio Gazeta, o fato de Ícaro ouvir bastante rádio e ter noção da linguagem e programação da emissora facilita muito. “Na última semana, realizamos uma videochamada para conversar um pouco e definimos pela gravação de um boletim para a rádio, que serve como exercício, mas também já mandamos ao ar. O áudio rodou no programa Rede Social, apresentado por mim e pela Maria Regina”, conta. Segundo Porto, o trabalho é focado na reportagem esportiva, área na qual o garoto demonstra mais interesse. “Ele tem exercitado o texto e também a locução. Como já compreende a linguagem do rádio, já estamos um passo à frente e podemos aprofundar e lapidar ferramentas, como o texto e estilos de locução”, ressalta Porto.
Desenho (charge) – Chargista mirim
Giovanna Mariense Chiapinotto, de 13 anos, é estudante do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Educar-se, em Santa Cruz do Sul. Conta que desenhar é uma de suas paixões. Começou cedo e buscou inspiração ao olhar os projetos feitos por uma tia, que é arquiteta. Aprender a desenvolver técnicas que ainda desconhece e aperfeiçoá-las fazem parte de seus objetivos no projeto. “Eu não utilizo nenhuma técnica de desenho, pelo menos nenhuma que eu saiba. Para falar a verdade, nunca desenhei charge antes, mas sempre gostei de recortá-las dos jornais para fazer desenhos e colagens. Pretendo aprender os métodos e desenvolver técnicas que ainda desconheço. Gostei bastante de conhecer as dependências da Gazeta, é um lugar bem grande e tem bastante gente que parece bem legal”, afirma.
O chargista da Gazeta do Sul, Fernando Barros, é seu orientador. O trabalho, segundo ele, é realizado em duas etapas. A primeira é se inteirar sobre as notícias atuais e o segundo, criar uma ilustração. “Orientei-a a ler as notícias mais factuais que estão sendo veiculadas nos noticiários e tentar criar algo nesse sentido: ilustrações sobre pandemia, vacinação, entre outros assuntos. Estamos trocando ideias sobre como construir uma boa charge, misturando pitadas de humor e crítica aos problemas sociais, e logo ela deverá mandar algum trabalho para eu analisar”, relata o chargista.
Redação (Notícias) – Jovem jornalista
Camila Stéfani Dalberto, de 17 anos, é estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola de Ensino Médio Cristo Rei, de Passa Sete. Ela, que sempre gostou de expor suas ideias no papel, tanto de forma crítica quanto informativa, busca uma forma de expandir seus conhecimentos na área da comunicação. “Consegui aprender muito em um curto período de tempo. Aprendi como funciona todo o processo pelo qual o jornal passa, da correria na redação até a hora da impressão e, depois, a entrega da edição. O Pedro Garcia explicou-me como é a estrutura de uma notícia, e minha própria notícia já está a caminho. Estou adquirindo um vasto conhecimento e posso dizer que é desafiador fazer algo que antes nunca havia feito, mas estou curtindo bastante a ideia de entrevistar pessoas e observar a realidade de cada uma”.
O jornalista Pedro Garcia, da Gazeta Sul, que está auxiliando-a a construir a própria narrativa dos fatos, nas editorias da Gazeta do Sul e Portal Gaz, esclarece que a jovem tem demonstrado bastante interesse e desenvoltura no trabalho. “Em um primeiro momento, conversamos sobre fundamentos de reportagem, estrutura de redação e, em seguida, sobre características do texto jornalístico e apuração. Agora ela está produzindo uma reportagem, sobre um assunto que ela mesmo sugeriu, de acordo com sua realidade, que é sobre fumicultura e fumo de corda. Fez entrevistas e vamos montar o texto nos próximos dias”, revela.
Redação (Coluna) – Coluna Assinada
Arthur Rehling Kolosque, de 13 anos, é estudante do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Gaspar Bartholomay, em Santa Cruz do Sul. Adepto da leitura, busca ampliar seus conhecimentos de maneira constante. “Participando do Projeto Repensar, aprendi que o segredo de criar uma coluna é ler bastante e o segredo de uma boa coluna está nos detalhes. A experiência está sendo muito boa e educativa, estou podendo deixar minha imaginação fluir e contar minhas histórias”, frisa. “Sempre gostei de ler, em especial histórias como A Odisseia, e meu tutor me orientou a ler também colunas de grandes autores”, revela.
Tutor de Arthur, o jornalista Ricardo Düren, editor executivo e colunista da Gazeta do Sul, relata que as atividades são realizadas em etapas — a primeira foi a leitura e interpretação de colunas de autores relevantes no cenário nacional, e a segunda é a construção de uma coluna que será publicada no jornal. “Começamos com a leitura porque, na minha visão, para escrever bem é fundamental ler muito. Então, sugeri uma série de autores brasileiros que trabalham com a redação de colunas e pedi que o Arthur fizesse um exercício de interpretação, abordando também o que achou dos temas e do estilo de cada um.” A ideia, segundo Düren, é colocar o estudante em contato com diferentes estilos de redação. Arthur já está construindo um texto, em formato de crônica e descontraído, que vai abordar uma experiência dele.
LEIA TAMBÉM
Repensar Educação incentiva crianças e adolescentes
Projeto Repensar: professora dá exemplo de vida sustentável