A edição deste ano do projeto Repensar, lançada em abril pela Gazeta Grupo de Comunicações, tem foco na educação. Os oito estudantes selecionados estão tendo a experiência de aprender e produzir conteúdo, veiculado nas diferentes mídias da Gazeta. A iniciativa conta com o patrocínio de Corsan e Unisc.
Gabriel Heineck Haberkamp, 14 anos, morador do Bairro Jardim Europa, em Santa Cruz do Sul, é estudante do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Educar-se. Ele foi orientado pela jornalista e comunicadora Aline Silva, da Rádio Gazeta, com dicas para postagens nas redes sociais e vídeos. Deficiente visual, Gabriel criou o canal Blind Center, no YouTube, para conteúdos sobre como deficientes visuais exploram o mundo tecnológico.
LEIA MAIS: Projeto Repensar: aprendizados que já estão sendo colocados em prática
Publicidade
Segundo Gabriel, participar do Repensar foi uma oportunidade para melhoria, expansão e crescimento do canal Blind Center. “Realizei a gravação de alguns vídeos, que foram divulgados nas redes sociais da Gazeta, para que mais pessoas fossem convidadas a conhecer o conteúdo do canal”, conta O endereço é youtube.com/c/BlindCenter/videos.
Ele ficou feliz por conceder uma entrevista a Fernanda Schild, outra participante do projeto. Com o bate-papo, ele esclareceu diversos aspectos do canal, como os objetivos e os tipos de vídeos postados. Outro momento marcante para Gabriel foi a possibilidade de conhecer equipamentos como o microfone e a mesa de som, guiado pela Aline nos estúdios da Rádio Gazeta FM 101,7. “Pretendo continuar na área da influência digital, crescendo e ajudando cada vez mais pessoas, compartilhando meu conhecimento e levando acessibilidade”, conclui.
Para Aline Silva, integrar o projeto foi um desafio. Com o orientando Gabriel, ela sentiu-se desafiada duas vezes. Por causa da impossibilidade de contato em um primeiro momento, pela pandemia, as conversas foram virtuais. Assim surgiram os vídeos iniciais para postagem nas redes sociais, o que ampliou o alcance do trabalho do jovem.
Publicidade
Aline refere que o ponto alto foi quando sugeriu a entrevista conduzida por Fernanda Schild com Gabriel para que ele contasse a própria história e a trajetória do Blind Center. “Foi nosso primeiro encontro, oportunidade ímpar para o Gabriel conhecer o ‘meu mundo’. Visitou a redação, o estúdio, e foi entrevistado ao vivo também no programa que conduzo. Aprendi muito com ele, mas acredito que muito tenho de aprender para poder mostrar ao mundo as diferenças”, ressalta.
LEIA MAIS: Projeto Repensar: experiência válida para o resto da vida
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.