Lançado pela Gazeta Grupo de Comunicações em abril, o projeto Repensar Educação selecionou oito estudantes para desenvolver habilidades. A iniciativa tem patrocínio de Corsan e Unisc. Os participantes aprendem a produzir o conteúdo que é veiculado nas plataformas da Gazeta. Um deles é Ícaro Belizário da Silva Linhares, que completa 14 anos nesta quinta-feira, 16. Conhecido como “Gazetinha do Rauber” (em alusão ao Bairro Rauber, em Santa Cruz, onde residia), por conta da paixão pela Rádio Gazeta, o garoto está no 7º ano da escola Professora Maria Borges Frota, em Bento Gonçalves, onde mora atualmente, com a irmã mais velha, Franciele.
De acordo com Ícaro, boletins sobre esporte foram gravados sob orientação do jornalista Leandro Porto, produtor e apresentador dos programas Rede Social e Redação Interativa, além de repórter nas jornadas esportivas e da unidade móvel da Rádio Gazeta FM 107,9. Conteúdos foram elaborados sobre a dupla Gre-Nal e sobre o FC Santa Cruz, que disputava a Série B do Campeonato Gaúcho.
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Segundo o garoto, as conversas são via chamada de vídeo no WhatsApp. Ele escreve um roteiro do que irá gravar e recebe aval de Porto, que faz ajustes no texto. “Gosto de enviar uma coisa boa. Por isso, gravo diversas vezes. Acrescento palavras, faço alterações, até achar que ficou bom para enviar”, explica.
Ícaro diz que participar do projeto é uma experiência única, principalmente por ser da Gazeta, empresa com a qual se identifica desde muito cedo. Ele acompanha toda a programação e utiliza o formato da rádio para produzir as próprias locuções, feitas com o propósito de realizar o sonho de ser radialista.
“Vai ser um grande profissional”
O comunicador Leandro Porto destaca algumas peculiaridades da participação de Ícaro no Repensar. Uma delas é a de que o garoto já conhece a linguagem do rádio, porque escuta e se interessa bastante pelo meio. “Isso acaba facilitando o processo, já que não houve a necessidade de explicar para ele, por exemplo, como funciona a programação da rádio, ou qual a função de cada um nesse contexto”.
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Com isso, Ícaro adquiriu uma facilidade para locuções. Porto o orientou sobre as necessidades do rádio, que busca uma linguagem coloquial, sem empostação de voz, que seja uma conversa com o ouvinte. “O objetivo é a clareza no conteúdo e não uma voz que chame tanta atenção”, salienta Porto.
O jornalista ressalta que Ícaro conseguiu produzir conteúdos interessantes a partir dos exercícios. O estudante também se destaca por saber quais são as informações necessárias para compor um boletim de esporte, com início, meio e fim. “Em todos os exercícios que combinamos, a qualidade do texto que ele me repassou era bem adequada, precisando de ajuste em mínimas coisas, e muitas vezes nada”, enfatiza Porto.
Um empecilho foi a distância. Ícaro se mudou para Porto Alegre ao longo do ano e depois para Bento Gonçalves. Dessa forma, não conseguiu acompanhar a rotina da rádio de forma presencial. As trocas de experiências foram virtuais, mas os boletins foram veiculados no Rede Social e no Redação Interativa. “O garoto tem futuro e, se continuar com o objetivo de trabalhar no rádio, com certeza vai ser um grande profissional”, conclui.
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