O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste sábado, 5, busca sensibilizar e impulsionar ações e soluções para os problemas ambientais urgentes, como a restauração dos ecossistemas. A data também evidencia uma série de ações de educação e proteção ambiental e conservação dos recursos naturais desenvolvidas pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), em parceria com instituições e prefeituras de pelo menos 22 cidades do Estado, operadas pela companhia.
A programação teve início em 31 de maio e se estende até 16 de junho. Entre as atividades previstas estão palestras em formato online e presencial, de conscientização ambiental sobre o consumo consciente da água e a conservação do meio ambiente, es-goto tratado e destinação corre-ta de resíduos sólidos. Também haverá ações de implantação de montagem de um sistema com-postal, um ecoponto para descarte de óleo de cozinha e mutirões de recolhimento de lixo em barragens, entre outras.
LEIA TAMBÉM: Repensar Educação incentiva crianças e adolescentes
Publicidade
Em algumas cidades, também haverá a implantação de projetos ambientais de coleta de óleo de cozinha usado, plantio de mudas frutíferas e nativas e drive-thru com entrega de mudas de árvo-res. As ações em pauta têm a água como tema central. É o que expli-ca a diretora de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Liliani Cafru-ni. “É pelo fato de ela possuir re-lação direta com a biodiversida-de e a conservação dos recursos naturais. Acreditamos que a me-lhor maneira de cuidar do meio ambiente é aumentar os índices de saneamento, e esse é o nosso propósito”, afirmou.
Dessa forma, a companhia irá lançar um desafio ao público durante os eventos programados, ao perguntar: “Como você tem contribuído para o consumo consciente da água e a conservação do meio ambiente?”. A programação completa dessa iniciativa, além de outras ações da companhia, pode ser acessada no site www.corsan.com.br, ou nas redes sociais.
LEIA TAMBÉM: Suplemento especial destaca Dia Mundial do Meio Ambiente
Publicidade