Um grupo de alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira, em Santa Cruz do Sul, aprendeu sobre os indicadores socioeconômicos da região de uma forma diferente neste ano. Por iniciativa da professora de Geografia, Marilei Stoll Flores, cinco turmas da instituição vivenciaram e conheceram mais sobre a região utilizando o Guia Socioeconômico do Vale do Rio Pardo e Centro-Serra, produzido e distribuído pela Gazeta do Sul.
Marilei conta que a ideia surgiu de forma inusitada, ao se deparar com a edição mais recente do guia enquanto esperava o reparo do carro em uma oficina mecânica. “Estou trabalhando em cima da matriz de referência das habilidades e objetivos, os indicadores socioeconômicos do Brasil. Então pensei: ‘Puxa, por que não trazer para a realidade dos alunos?’”, conta. A professora acredita que, pela proximidade com o tema, o estudo permite que os estudantes saiam um pouco do âmbito dos livros didáticos e percebam o assunto de uma forma mais prática.
LEIA TAMBÉM: Projeto Repensar: aprendizados que já estão sendo colocados em prática
Munida de exemplares do guia, Marilei passou a cinco turmas de 2ª ano do Ensino Médio a tarefa de escolher uma das empresas que figuravam na publicação para uma pesquisa mais extensa. Os dados atualizados proporcionaram a cada um dos 150 alunos conhecer o potencial da região, vivenciando os indicadores aprendidos. Cada um fez um relato sobre a história e características da empresa, como a localização, renda e número de trabalhadores.
Publicidade
“Fiz isso com todas as turmas. Mesmo com eles pegando algumas empresas iguais, valeu a pena, porque não falaram as mesmas coisas. Foi uma discussão muito prazerosa”, diz Marilei. Segundo a professora, a ideia era valorizar nossa região e economia, o que ocorreu, já que os alunos se interessaram pela pesquisa. Alguns estudantes eram até mesmo funcionários das empresas citadas. Outros, que estavam em ensino remoto, fizeram pesquisas online mais extensas e todos compararam os indicadores de empregos e renda nos diferentes espaços.
LEIA MAIS: Projeto Repensar: experiência válida para o resto da vida
Na opinião dos próprios estudantes, a experiência foi muito válida. A aluna da turma 2I, Bruna Heloísa Grützner Alves, de 17 anos, conta que gostou de conhecer mais sobre os municípios através do guia. “Ficou uma aula mais interativa e diferente das demais, pudemos debater sobre os diversos assuntos do guia”, relata. O estudante da turma 2H, Gustavo Rodrigues dos Santos, de 17 anos, considera importante conhecer a economia dos municípios, um dos temas abordados pela publicação. “Já estávamos trabalhando sobre o assunto socioeconômico, porém com o que sabíamos. Nosso conhecimento era bem raso, até a gente ler o guia e se aprofundar mais.”
Publicidade
Saiba mais
O Guia Socioeconômico do Vale do Rio Pardo e Centro-Serra chegou a sua 25ª edição neste ano. A publicação reúne o perfil de 28 municípios da região e foi distribuída pela Gazeta do Sul no fim do mês de junho de 2021. O material pode ser acessado online de forma gratuita através do link https://bit.ly/3gYNrmR.
LEIA MAIS: Projeto Repensar: duas santa-cruzenses entre os melhores do RS na redação
Publicidade