O Projeto Quintais Orgânicos de Frutas realizou mais uma entrega na manhã dessa sexta-feira, na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc), em Linha Santa Cruz. A atividade chegou à 15ª edição desde a criação do estabelecimento de ensino. Dez alunos do 2º ano foram contemplados. A atividade é desenvolvida pela Embrapa Clima Temperado, com sede em Pelotas. A Philip Morris Brasil é apoiadora do projeto, que tem se destacado na promoção da diversidade alimentar e na melhoria da qualidade de vida das famílias rurais.
Segundo o coordenador do projeto na Efasc, Evandro Silveira, a atividade tem como objetivo não apenas aumentar a produção de frutas, mas também proporcionar uma alimentação mais saudável. “A proposta é estimular a produção de frutas, aumentando a diversidade na propriedade, especialmente para famílias que precisam de uma alimentação de qualidade”, explica Silveira.
LEIA TAMBÉM: Apicultores vivem expectativa por retomada do mercado em 2025
Publicidade
O projeto abrange 20 espécies de frutíferas, além de produtos como sementes de milho e feijão. Os Quintais foram distribuídos para alunos de seis municípios do Vale do Rio Pardo: Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale Verde, General Câmara, Passo do Sobrado e Boqueirão do Leão.
Conforme o coordenador, desde o início da parceria com a Embrapa, há 15 anos, já foram implantados 294 quintais que ocupam hoje mais de 40 hectares na região. “Isso contribui muito para a agrobiodiversidade local”, observa.
LEIA TAMBÉM: Efasc abre inscrições para turma de 2025
Publicidade
A partir do projeto, os alunos participantes têm a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Eles aprendem sobre cultivo, poda e manejo das plantas, desenvolvendo habilidades. “A importância dos quintais vai além da alimentação; eles promovem a diversidade alimentar e ambiental, sendo um recurso vital para o futuro sustentável da nossa região”, diz o coordenador.
A jovem Mariana Luiza Frantz, de 16 anos, foi uma das alunas que receberam um Quintal do projeto. Ela mora com seus pais em Passo do Sobrado e considera importante o incentivo ao trabalho na agricultura. “Na nossa propriedade, tenho uma área experimental onde cultivo hortaliças, tanto para a família quanto para venda à comunidade”, disse.
Sobre receber um Quintal com mudas de frutíferas, milho, feijão, cebola e outros produtos, Mariana ressaltou que a iniciativa a ajudará no cultivo de novas culturas. “Já tenho um espaço separado para plantar tudo o que ganhei do projeto.” Os pais de Mariana, Marli, de 59 anos, e Renato Frantz, 63, acompanharam a filha na atividade. “Estamos nos sentindo orgulhosos ao vê-la se empenhando, buscando se atualizar e adquirir informações para continuar na propriedade,” disse a mãe.
Publicidade
O coordenador técnico da Embrapa Clima Temperado, Fernando Rogério Costa Gomes, acompanhou a entrega. Frisou que desde a criação do projeto já foram implantados 2.661 Quintais no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “É uma maneira de viabilizar a tecnologia e a produção, além de verificar a matriz produtiva e gerar renda para as famílias. Para o jovem, junto com seu pai, é uma oportunidade de levar as melhores tecnologias da Embrapa para a propriedade.”
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.