Santa Cruz do Sul

Projeto Quintais Orgânicos faz nova entrega de itens

O Projeto Quintais Orgânicos de Frutas realizou mais uma entrega na manhã dessa sexta-feira, na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc), em Linha Santa Cruz. A atividade chegou à 15ª edição desde a criação do estabelecimento de ensino. Dez alunos do 2º ano foram contemplados.
A atividade é desenvolvida pela Embrapa Clima Temperado, com sede em Pelotas. A Philip Morris Brasil é apoiadora do projeto, que tem se destacado na promoção da diversidade alimentar e na melhoria da qualidade de vida das famílias rurais.

Segundo o coordenador do projeto na Efasc, Evandro Silveira, a atividade tem como objetivo não apenas aumentar a produção de frutas, mas também proporcionar uma alimentação mais saudável.
“A proposta é estimular a produção de frutas, aumentando a diversidade na propriedade, especialmente para famílias que precisam de uma alimentação de qualidade”, explica Silveira.

LEIA TAMBÉM: Apicultores vivem expectativa por retomada do mercado em 2025

Publicidade

Evandro Silveira: alimentação saudável

O projeto abrange 20 espécies de frutíferas, além de produtos como sementes de milho e feijão.
Os Quintais foram distribuídos para alunos de seis municípios do Vale do Rio Pardo: Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale Verde, General Câmara, Passo do Sobrado e Boqueirão do Leão.

Conforme o coordenador, desde o início da parceria com a Embrapa, há 15 anos, já foram implantados 294 quintais que ocupam hoje mais de 40 hectares na região. “Isso contribui muito para a agrobiodiversidade local”, observa.


LEIA TAMBÉM: Efasc abre inscrições para turma de 2025 

Publicidade

A partir do projeto, os alunos participantes têm a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Eles aprendem sobre cultivo, poda e manejo das plantas, desenvolvendo habilidades. “A importância dos quintais vai além da alimentação; eles promovem a diversidade alimentar e ambiental, sendo um recurso vital para o futuro sustentável da nossa região”, diz o coordenador.

Para permanecer no campo

A jovem Mariana Luiza Frantz, de 16 anos, foi uma das alunas que receberam um Quintal do projeto. Ela mora com seus pais em Passo do Sobrado e considera importante o incentivo ao trabalho na agricultura. “Na nossa propriedade, tenho uma área experimental onde cultivo hortaliças, tanto para a família quanto para venda à comunidade”, disse.


Sobre receber um Quintal com mudas de frutíferas, milho, feijão, cebola e outros produtos, Mariana ressaltou que a iniciativa a ajudará no cultivo de novas culturas. “Já tenho um espaço separado para plantar tudo o que ganhei do projeto.”
Os pais de Mariana, Marli, de 59 anos, e Renato Frantz, 63, acompanharam a filha na atividade. “Estamos nos sentindo orgulhosos ao vê-la se empenhando, buscando se atualizar e adquirir informações para continuar na propriedade,” disse a mãe.


Publicidade

O coordenador técnico da Embrapa Clima Temperado, Fernando Rogério Costa Gomes, acompanhou a entrega. Frisou que desde a criação do projeto já foram implantados 2.661 Quintais no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “É uma maneira de viabilizar a tecnologia e a produção, além de verificar a matriz produtiva e gerar renda para as famílias. Para o jovem, junto com seu pai, é uma oportunidade de levar as melhores tecnologias da Embrapa para a propriedade.”

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.