Categories: Regional

Projeto Quintais Orgânicos beneficia 20 novas famílias de Santa Cruz do Sul

A Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas (Agefa) celebrou nessa sexta-feira, 16, o décimo ano de parceria com a Embrapa Clima Temperado, com apoio da Philip Morris do Brasil (PMB), no desenvolvimento do Projeto Quintais Orgânicos de Frutas. O convênio contemplará 20 novas famílias da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc). Desta forma, desde a criação do trabalho já são 206 quintais, somando nesse período 32 hectares de frutas cultivadas no Vale do Rio Pardo, em 12 municípios, chegando a cerca de 120 comunidades do campo.

A atividade dessa sexta-feira começou com a palestra técnica da equipe da Embrapa Clima Temperado, com os agrônomos Fernando Costa Gomes e Rérinton Joábel, para as famílias contempladas pelo projeto, bem como todos os estudantes da Efasc. Os painelistas apresentaram especificações do Quintal Orgânico e sua composição, com ênfase ao melhoramento genético que a Embrapa faz nas árvores frutíferas. Destacaram ainda o manejo orgânico, bem como a importância do local adequado e, principalmente, do valor nutricional das frutas. Para Fernando Costa Gomes, a presença da fruta orgânica na dieta de uma família é garantia de saúde para todos.

Ainda durante o encontro, o monitor de Produção Agropecuária da Efasc, Evandro da Rosa Silveira, trouxe os dados do projeto, destacando a importância da parceria para o fortalecimento da agroecologia no Vale do Rio Pardo. “Afinal, trata-se de garantirmos frutas de qualidade para o autoconsumo das famílias – e isso é estratégico para a agricultura familiar, ter os seus alimentos.”

Publicidade

Durante a entrega dos Quintais, o gerente de Assuntos Corporativos da PMB, Felipe Brem, destacou a importância de a empresa ser parceira de projetos que têm foco na sustentabilidade. “Apoiar projetos como esse, que beneficiam jovens e famílias de agricultores, garantindo alimento saudável na mesa, demonstra o quanto estamos comprometidos com a sustentabilidade”, afirma. O presidente da Agefa, Anderson Richter, também reforçou a parceria estratégica para a escola. “Temos na Embrapa um grande parceiro que aposta no trabalho da escola para o êxito dos Quintais interior afora”, assinala.

O kit de produtos

20 espécies de frutíferas (goiaba, limão, laranja e pêssego) e nativas (araçá, pitanga, butiá, araticum e cerejeira do Rio Grande)
3 variedades de batata-doce
2 espécies de quebra-vento (aroeira mansa e guajuvira)
Sementes crioulas de milho e feijão
Capim curumim (forrageira melhorada desenvolvida pela Embrapa)
10 espécies de plantas medicinais
Plantas previstas para uma área de aproximadamente mil metros quadrados.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.