Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Sustentabilidade

Projeto Quintais Orgânicos beneficia 20 novas famílias de Santa Cruz do Sul

A Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas (Agefa) celebrou nessa sexta-feira, 16, o décimo ano de parceria com a Embrapa Clima Temperado, com apoio da Philip Morris do Brasil (PMB), no desenvolvimento do Projeto Quintais Orgânicos de Frutas. O convênio contemplará 20 novas famílias da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc). Desta forma, desde a criação do trabalho já são 206 quintais, somando nesse período 32 hectares de frutas cultivadas no Vale do Rio Pardo, em 12 municípios, chegando a cerca de 120 comunidades do campo.

A atividade dessa sexta-feira começou com a palestra técnica da equipe da Embrapa Clima Temperado, com os agrônomos Fernando Costa Gomes e Rérinton Joábel, para as famílias contempladas pelo projeto, bem como todos os estudantes da Efasc. Os painelistas apresentaram especificações do Quintal Orgânico e sua composição, com ênfase ao melhoramento genético que a Embrapa faz nas árvores frutíferas. Destacaram ainda o manejo orgânico, bem como a importância do local adequado e, principalmente, do valor nutricional das frutas. Para Fernando Costa Gomes, a presença da fruta orgânica na dieta de uma família é garantia de saúde para todos.

Ainda durante o encontro, o monitor de Produção Agropecuária da Efasc, Evandro da Rosa Silveira, trouxe os dados do projeto, destacando a importância da parceria para o fortalecimento da agroecologia no Vale do Rio Pardo. “Afinal, trata-se de garantirmos frutas de qualidade para o autoconsumo das famílias – e isso é estratégico para a agricultura familiar, ter os seus alimentos.”

Publicidade

Durante a entrega dos Quintais, o gerente de Assuntos Corporativos da PMB, Felipe Brem, destacou a importância de a empresa ser parceira de projetos que têm foco na sustentabilidade. “Apoiar projetos como esse, que beneficiam jovens e famílias de agricultores, garantindo alimento saudável na mesa, demonstra o quanto estamos comprometidos com a sustentabilidade”, afirma. O presidente da Agefa, Anderson Richter, também reforçou a parceria estratégica para a escola. “Temos na Embrapa um grande parceiro que aposta no trabalho da escola para o êxito dos Quintais interior afora”, assinala.

O kit de produtos

20 espécies de frutíferas (goiaba, limão, laranja e pêssego) e nativas (araçá, pitanga, butiá, araticum e cerejeira do Rio Grande)
3 variedades de batata-doce
2 espécies de quebra-vento (aroeira mansa e guajuvira)
Sementes crioulas de milho e feijão
Capim curumim (forrageira melhorada desenvolvida pela Embrapa)
10 espécies de plantas medicinais
Plantas previstas para uma área de aproximadamente mil metros quadrados.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.