Categories: Geral

Projeto quer preservar idiomas nativos e de imigração no RS

O governador José Ivo Sartori lançou na última semana na Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul, o programa Juntos na Diversidade. O projeto-piloto é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, com patrocínio do Banrisul. Foi concebido pelo Comitê Estadual dos 140 anos da imigração para as colônias, para incentivar o cultivo e a preservação de idiomas nativos e de imigração no estado.  

Na primeira fase, o projeto será destinado às regiões da Serra, das Hortênsias e dos Campos de Cima da Serra, abrangendo 49 municípios, com destaque para o talian, o alemão, o polonês e a língua kaigan. A organização será coordenada pelo Instituto Memória Histórica Cultural (IMHC). “É um incentivo para que os jovens comecem a falar a língua de suas famílias e assim preservem a sua história e a cultura de seus antepassados. Futuramente outros idiomas podem se somar ao programa”, destacou o o governador, ao lembrar que em 2015 foram celebrados os 140 anos das imigrações italiana, polonesa e suíço-valesana no Rio Grande do Sul.

A apresentação do projeto foi feita pela equipe da Universidade de Caxias do Sul, responsável pela gestão. Para o secretário da Cultura, Victor Hugo Alves da Silva, o Rio Grande do Sul tem grande diversidade linguística, que se constitui em um patrimônio a ser preservado. “Apesar de todas as dificuldades financeiras, o governo do Estado tem feito um grande esforço para manter todos os programas culturais em andamento, principalmente os relacionados à Lei de Incentivo. Isso é um sinal de respeito ao segmento cultural gaúcho e um compromisso cumprido pela nossa administração”.

Publicidade

O regulamento será lançado em março e a conclusão do projeto está prevista para novembro, quando os melhores trabalhos serão premiados. O investimento do Banrisul será de R$ 50 mil. Também acompanharam a solenidade o prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, o secretário adjunto da Cultura, João Tonus, o vice-prefeito do município, Alceu Barbosa Velho, o presidente da Festa Nacional da Uva, Edson Néspolo, o reitor da Universidade de Caxias do Sul, Evaldo Kuyava, entre outras autoridades.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.