Após uma tramitação arrastada e uma série de idas e vindas, o projeto de lei que prevê que a classificação do tabaco seja feita nas propriedades – e não nas sedes das empresas, como ocorre atualmente – está apto para ser votado no plenário da Assembleia Legislativa, o que pode acontecer ainda este ano. Nesta quarta-feira, 7, o texto foi aprovado pela Comissão de Economia da Casa.
O projeto foi protocolado em 2015. Conforme o deputado autor da proposta, Zé Nunes (PT), o objetivo é garantir equilíbrio na relação entre indústria e produção. “O projeto não vai resolver tudo, mas trará equilíbrio e uma posição mais digna para o produtor, disso não tenho dúvidas”, disse.
LEIA TAMBÉM: Projeto que prevê a classificação do tabaco na propriedade vai para reta final de tramitação
Publicidade
A reunião da comissão contou com a presença de entidades ligadas à cadeia, vereadores de municípios produtores e lideranças sindicais. Um dos presentes, o presidente do Sinditabaco, Iro Schünke, manifestou preocupação com as consequências da lei e alegou que sempre houve transparência e respeito entre as empresas e os fumicultores. Disse ainda que o sistema integrado de produção é “modelo para o mundo”.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade