O projeto de lei que altera, mais uma vez, as regras referentes à instalação de torres e antenas em Santa Cruz deve ser votado na Câmara de Vereadores na próxima segunda-feira, 5. Até lá, porém, um substitutivo deve ser protocolado para evitar que a nova restrição crie algum obstáculo à chegada da internet móvel de quinta geração, o 5G, ao município.
LEIA MAIS: Vereadores propõem alteração na Lei das Antenas em Santa Cruz
A lei em vigor, sancionada em abril pela prefeita Helena Hermany (PP) para adequar a legislação municipal às normas federais, retirou um dispositivo criado em 2015 que impedia que antenas fossem instaladas a menos de 500 metros umas das outras. Pelo projeto em tramitação, que foi apresentado pelo líder de governo, Henrique Hermany (PP), a instalação ficaria condicionada à autorização dos proprietários de imóveis localizados em um raio de 100 metros de distância. Já torres ficariam vedadas a menos de 100 metros de qualquer edificação residencial.
Publicidade
LEIA MAIS: “O 5G poderia ser implantado nas atuais torres”, analisa professor
À Gazeta, Henrique antecipou que o substitutivo deve manter as restrições apenas para as torres, mas não para as antenas. A ideia é estimular o compartilhamento de torres já existentes e a instalação de antenas no topo de prédios.
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE POLÍTICA NO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!