Projeto na Câmara propõe implantação de bocas de lobo “inteligentes” em Santa Cruz

Após um ano marcado por duas enxurradas históricas, um projeto de lei protocolado na Câmara de Santa Cruz prevê a implantação de bocas de lobo “inteligentes” no município. Trata-se de um sistema, já existente em outras localidades, em que caixas coletoras instaladas no interior dos bueiros funcionam como “peneiras”, permitindo a passagem da água e retendo o material sólido. Isso serviria como proteção contra um problema que se tornou crônico e, se não é a causa, ao menos contribui para agravar os alagamentos: o descarte irregular de materiais, como lixo doméstico, resíduos de obras e podas irregulares, na rede pluvial.

De autoria do vereador Jeferson Redondo (Republicanos), o projeto prevê que o novo sistema seja instalado primeiro em locais onde há problemas de entupimento de bueiros com mais frequência, bem como nos novos loteamentos. Depois, a substituição do modelo atual ocorreria de forma gradativa.

No início do ano, incluiu-se no Código de Posturas a previsão de multa para quem entope ou obstrui bueiros, mas a dificuldade de fiscalização impede um efeito prático relevante.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Equipes constatam descarte irregular de resíduos em bocas de lobo

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI