Após um ano marcado por duas enxurradas históricas, um projeto de lei protocolado na Câmara de Santa Cruz prevê a implantação de bocas de lobo “inteligentes” no município. Trata-se de um sistema, já existente em outras localidades, em que caixas coletoras instaladas no interior dos bueiros funcionam como “peneiras”, permitindo a passagem da água e retendo o material sólido. Isso serviria como proteção contra um problema que se tornou crônico e, se não é a causa, ao menos contribui para agravar os alagamentos: o descarte irregular de materiais, como lixo doméstico, resíduos de obras e podas irregulares, na rede pluvial.
De autoria do vereador Jeferson Redondo (Republicanos), o projeto prevê que o novo sistema seja instalado primeiro em locais onde há problemas de entupimento de bueiros com mais frequência, bem como nos novos loteamentos. Depois, a substituição do modelo atual ocorreria de forma gradativa.
No início do ano, incluiu-se no Código de Posturas a previsão de multa para quem entope ou obstrui bueiros, mas a dificuldade de fiscalização impede um efeito prático relevante.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Equipes constatam descarte irregular de resíduos em bocas de lobo
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade