Lançado no final de abril, o projeto Mais Saúde, Menos Fila abriu uma nova possibilidade de acesso aos serviços de saúde em Santa Cruz do Sul. Por meio da iniciativa, a cada mês duas noites são reservadas para consultas médicas e odontológicas e exames pré-câncer, agendados previamente, em todas as unidades municipais de saúde.
A avaliação do serviço é positiva, diz a supervisora médica da Atenção Básica, Clauceane Venzke Zell. “As equipes aderiram bem à proposta e a comunidade também entendeu, porque assim eles conseguem acessar os serviços com mais facilidade”, ressalta.
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Entre os dias 2 e 15 de maio, já foram 176 consultas médicas, 42 consultas odontológicas e 46 coletas de pré-câncer. Antes, a Secretaria de Saúde oferecia um turno de atendimento à noite por mês, em algumas unidades, conforme demanda. O novo modelo sistematizou a prática, ampliando a sua oferta para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias Saúde da Família (ESF).
De acordo com Clauceane, o programa não alterou a demanda dos postos durante o dia, porque ele é direcionado a outro perfil de paciente. “Nos atendimentos noturnos, recebemos trabalhadores que não podem ou não querem faltar ao trabalho durante o dia. Também há pessoas com alguma dificuldade de locomoção, como idosos, que não conseguem ir sozinhos e como os filhos trabalham, só podem ir à noite”, explica.
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O secretário de Saúde, Fabiano Dupont, destaca que o projeto busca facilitar o acesso à área de atenção básica, fazendo com que os serviços de urgência e emergência sejam usados apenas nos casos em que são recomendados. Dupont destaca que a Secretaria de Saúde está focada em qualificar os atendimentos à população. “A saúde é um bem indispensável, sem ela não se estuda, não se trabalha e não se vive. Temos o compromisso de seguir aprimorando a assistência que é prestada à sociedade”.
A prefeita Helena Hermany frisou que a iniciativa representa a otimização do uso dos recursos de saúde em Santa Cruz. “Com a estrutura humana e material de que dispomos e criatividade, estamos conseguindo ampliar as possibilidades de atendimento. Essa é uma ação de sucesso que devemos comemorar”, avaliou.
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