Santa Cruz do Sul

Projeto proporciona nova forma de acesso à saúde em Santa Cruz

Lançado no final de abril, o projeto Mais Saúde, Menos Fila abriu uma nova possibilidade de acesso aos serviços de saúde em Santa Cruz do Sul. Por meio da iniciativa, a cada mês duas noites são reservadas para consultas médicas e odontológicas e exames pré-câncer, agendados previamente, em todas as unidades municipais de saúde.

A avaliação do serviço é positiva, diz a supervisora médica da Atenção Básica, Clauceane Venzke Zell. “As equipes aderiram bem à proposta e a comunidade também entendeu, porque assim eles conseguem acessar os serviços com mais facilidade”, ressalta.

LEIA TAMBÉM: Fiocruz alerta para importância da vacina da gripe para os gaúchos

Publicidade

Entre os dias 2 e 15 de maio, já foram 176 consultas médicas, 42 consultas odontológicas e 46 coletas de pré-câncer. Antes, a Secretaria de Saúde oferecia um turno de atendimento à noite por mês, em algumas unidades, conforme demanda. O novo modelo sistematizou a prática, ampliando a sua oferta para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias Saúde da Família (ESF).

De acordo com Clauceane, o programa não alterou a demanda dos postos durante o dia, porque ele é direcionado a outro perfil de paciente. “Nos atendimentos noturnos, recebemos trabalhadores que não podem ou não querem faltar ao trabalho durante o dia. Também há pessoas com alguma dificuldade de locomoção, como idosos, que não conseguem ir sozinhos e como os filhos trabalham, só podem ir à noite”, explica.

LEIA TAMBÉM: Campanha faz alerta sobre a saúde mental materna

Publicidade

O secretário de Saúde, Fabiano Dupont, destaca que o projeto busca facilitar o acesso à área de atenção básica, fazendo com que os serviços de urgência e emergência sejam usados apenas nos casos em que são recomendados. Dupont destaca que a Secretaria de Saúde está focada em qualificar os atendimentos à população. “A saúde é um bem indispensável, sem ela não se estuda, não se trabalha e não se vive. Temos o compromisso de seguir aprimorando a assistência que é prestada à sociedade”.

A prefeita Helena Hermany frisou que a iniciativa representa a otimização do uso dos recursos de saúde em Santa Cruz. “Com a estrutura humana e material de que dispomos e criatividade, estamos conseguindo ampliar as possibilidades de atendimento. Essa é uma ação de sucesso que devemos comemorar”, avaliou.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SAÚDE E BEM-ESTAR

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.