Regional

Projeto prevê criação de café junto ao Cerro Botucaraí

Uma nova atração turística poderá ser incorporada ao Cerro Botucaraí, em Candelária. A proposta consiste na criação, no sopé do morro, de uma estrutura que possa atender os turistas e a população, não somente na Semana Santa, mas durante todo o ano. Especialmente nos fins de semana quando muitas pessoas aproveitam para utilizar as churrasqueiras existentes no espaço.

LEIA TAMBÉM: Colégio Medianeira, em Candelária, terá videomonitoramento

O projeto desenvolvido pela arquiteta Alice Hubner e a acadêmica Diulia Kochenborger, do Estúdio A – Arquitetura Total, foi apresentado terça-feira à tarde, 19, na Prefeitura. O objetivo é valorizar os atrativos do município.

Publicidade

Alice e Diulia detalharam a proposta nessa semana | Foto: Erni Bender/Divulgação/GS

A ideia surgiu em 2018, quando Alice cursava Arquitetura e Urbanismo. No trabalho final de graduação, elaborou um projeto do Parque do Botucaraí que tinha um custo considerado alto, inclusive com um teleférico. Por isso, ela, Diulia e a equipe do escritório de arquitetura reavaliaram o proposta.

Agora, a ideia é que o Café do Botucaraí seja uma estrutura que as pessoas ocupem como ponto de partida ou chegada de diversas atividades, como trilhas, ciclismo, subida ao morro, rapel ou para apreciar a gastronomia.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Candelária assina financiamento de quase R$ 14 milhões para investimento em pavimentação

Publicidade

O empreendimento ao pé do Botucaraí pretende oferecer uma experiência diversificada aos visitantes. “Com uma variedade de opções e atividades, esse local promete se tornar um destino imperdível na região, cativando o coração de todos os que o visitarem”, definiram Alice e Diulia.

“O projeto foi desenvolvido e cedido à Prefeitura sem custo nenhum, somente com o objetivo de desenvolver e incentivar o turismo nessa faixa do Estado, onde há pontos turísticos fantásticos e nenhuma infraestrutura para recepcionar os visitantes”, explicou Alice.

LEIA TAMBÉM: Comitiva de Candelária entrega demandas ao governador Eduardo Leite; confira

Publicidade

O prefeito Nestor Ellwanger e a comitiva que acompanhou a explanação foram unânimes em apontar o projeto como viável e de grande aceitação. Porém, ele lembrou que o primeiro passo será analisar a proposta detalhadamente para dar continuidade. Os vereadores que participaram da apresentação se dispuseram a ajudar na busca por recursos para viabilizar o empreendimento.

Presenças

A proposta foi apresentada ao prefeito Nestor Ellwanger; à sua esposa Cleonice; ao vice-prefeito Cristiano Becker; ao secretário de Administração, Jorge Mallmann; ao secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Flávio Kochenborger; ao diretor de Turismo, Cultura e Esporte, Matheus Haetinger; e à técnica em Turismo, Paola Rech.

Também acompanharam o ato o diretor de Planejamento, Dionatan da Rosa, a diretora do Departamento de Cidadania e Paisagismo, Clara Nascimento, e os vereadores Marcelo D’Avila, Jorge Willian e Ginevra Silveira e Dionatan Tavares, assessor do deputado estadual Elton Weber.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.