A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass) está lançando um projeto piloto que tem o propósito de conscientizar a população para a preservação do planeta e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade da alimentação das comunidades mais vulneráveis. Trata-se do Troca Solidária, cujo pontapé inicial será dado na manhã desta sexta-feira, 29, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Jesus.
Cerca de meia tonelada de alimentos produzidos por agricultores familiares locais será disponibilizada para os estudantes que levarem resíduos sólidos recicláveis para a troca. Cada quatro quilos de papel, metal, papelão, vidro ou plástico dará direito a um quilo de alimento, que os alunos levarão para casa. Eles poderão escolher entre laranja, beterraba, brócolis, batata-doce ou aipim descascado e congelado.
O início do projeto acontece a partir das 11 horas, em frente à escola, que já possui um biodigestor e hoje caminha para ser considerada referência em questões ambientais. O trânsito será interrompido na rua, dentro dos limites da quadra, e duas balanças serão instaladas, uma para pesar os resíduos e outra para os alimentos. Depois, tudo o que tiver sido entregue pelos estudantes será levado pela Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat) para comercialização.
Publicidade
Assim, a entidade dará destino correto aos materiais, gerando renda para dezenas de famílias de catadores. Duas outras edições do projeto já têm data marcada para acontecer. No dia 19 de novembro será a vez da Emef Menino Deus se engajar na iniciativa e no dia 10 de dezembro o encontro é na Emef Harmonia. A ideia, segundo informações da Semass, é que sejam disponibilizados mil quilos de alimentos a cada mês. Também está nos planos da prefeitura, estender a proposta para um maior número de escolas e realizar eventos de troca de resíduos por alimentos em praças, com a interação de pais de alunos e munícipes em geral.
LEIA TAMBÉM: Drive-thru da Coomcat arrecada uma tonelada de materiais recicláveis
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade