Santa Cruz do Sul

Projeto para transformar antigo Fórum em memorial deve avançar em 2024

As secretarias da Cultura e do Planejamento aguardam pelo estudo que vai apontar as necessidades para reformar um dos prédios históricos mais importantes de Santa Cruz e as possibilidades de uso do espaço. A intenção é revitalizar o antigo Fórum, localizado na esquina das ruas Tenente Coronel Brito e Borges de Medeiros, no Centro.

A área está desocupada desde 2019. No local, funcionaram o Colégio Distrital, instalado em 1903, e depois, por um breve período, o Colégio Mauá. Até 2002, era sede do fórum, que se mudou para um prédio novo, na esquina da Ernesto Alves com a Fernando Abott. A última ocupação foi por parte da Secretaria do Planejamento.

LEIA TAMBÉM: Veja as medidas de prevenção que ajudaram a reduzir casos de dengue em Santa Cruz

Publicidade

Segundo o secretário da Cultura em Santa Cruz, Marcelo Corá, a intenção é implantar um memorial no espaço. “Nós temos a possibilidade de fazer um resgate histórico, que é o memorial de Santa Cruz. Temos essa vontade de contar a história do município, de ter ali o resgate das famílias, o resgate da história da nossa cultura, do fumo, enfim. Nós temos que ver o que deve estar sendo entregue e também captar recursos para esse projeto”, afirma.

Com o projeto entregue, a Prefeitura pretende buscar verbas dos governos federal e estadual para a reforma do prédio. Tombado pelo patrimônio histórico do Rio Grande do Sul desde 2002, o edifício do antigo Fórum foi criado em estilo eclético, comum às obras executadas no início do século 20. O prédio tem três pavimentos: porão, térreo e segundo andar. A área útil é de 475 metros quadrados.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Ronaldo

Share
Published by
Ronaldo

This website uses cookies.