As obras para implantação de uma nova Unidade de Pronto-Atendimento 24 horas iniciaram-se há cerca de um mês em uma estrutura localizada junto ao Hospital Santa Cruz. Os trabalhos avançaram e neste momento são realizadas adequações para deixar o local de acordo com as especificações técnicas.
Para conferir como está o trabalho, representantes da Secretaria Municipal de Saúde e do HSC se reuniram na sexta-feira. Os recursos para o novo serviço já foram assegurados pelo Ministério da Saúde à prefeita Helena Hermany e ao secretário de Saúde, Fabiano Dupont, durante visita a Brasília no início de março.
LEIA MAIS: Saiba onde procurar atendimento durante as obras no PA do Hospital Santa Cruz
Publicidade
No encontro foram discutidos aspectos do projeto, como alterações que atendem a recomendações do Ministério da Saúde, diretrizes de espaço físico para as instalações e questões burocráticas. Após a reunião técnica, o grupo vistoriou as reformas pelas quais o hospital passa para receber a nova UPA.
Dupont informou que as equipes técnicas do HSC e da Secretaria de Saúde trabalham em conjunto há cerca de um mês em torno do projeto. Segundo o secretário, o momento é de análise e acompanhamento de ajustes. “Estamos em contato direto com o Ministério da Saúde, buscando atender às alterações que eles têm solicitado. Tudo está andando dentro do cronograma para que, até o fim do ano, consigamos definitivamente ter a nova UPA funcionando na região central da cidade.”
De acordo com Dupont, a prefeita Helena Hermany pediu que a pasta trabalhe na maior sintonia possível com o hospital. “Estamos seguindo rigorosamente a portaria do governo federal, que determina como deve ser a instalação da UPA, com as diretrizes e contextos técnicos. Na sequência, levaremos de maneira definitiva o projeto a Brasília”, ressaltou.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: UPA no Hospital Santa Cruz deve começar a funcionar ainda em 2024
Para o diretor do HSC, Vilmar Thomé, a reunião serviu para alinhar as ações do grupo. Conforme o dirigente, as reformas em andamento estão em condições de serem enquadradas no projeto da UPA ampliada. “Estamos aqui em ambientes com padrão de excelência para o atendimento de urgência e emergência e que atendem integralmente aos requisitos do Ministério da Saúde para a implantação da UPA.”
Thomé destacou a mobilização da Secretaria de Saúde e da prefeita para buscar melhores condições estruturais, assistenciais e de custeio para o serviço de urgência e emergência de Santa Cruz. Uma comitiva deve retornar a Brasília em breve para apresentar os ajustes que foram executados e dar sequência aos encaminhamentos para a concretização do projeto. A equipe de trabalho técnico voltara a se reunir na semana que vem para dar continuidade aos trabalhos.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.