Santa Cruz do Sul

Projeto para nova UPA do Hospital Santa Cruz passa por avaliação

As obras para implantação de uma nova Unidade de Pronto-Atendimento 24 horas iniciaram-se há cerca de um mês em uma estrutura localizada junto ao Hospital Santa Cruz. Os trabalhos avançaram e neste momento são realizadas adequações para deixar o local de acordo com as especificações técnicas.

Para conferir como está o trabalho, representantes da Secretaria Municipal de Saúde e do HSC se reuniram na sexta-feira. Os recursos para o novo serviço já foram assegurados pelo Ministério da Saúde à prefeita Helena Hermany e ao secretário de Saúde, Fabiano Dupont, durante visita a Brasília no início de março.

LEIA MAIS: Saiba onde procurar atendimento durante as obras no PA do Hospital Santa Cruz

Publicidade

No encontro foram discutidos aspectos do projeto, como alterações que atendem a recomendações do Ministério da Saúde, diretrizes de espaço físico para as instalações e questões burocráticas. Após a reunião técnica, o grupo vistoriou as reformas pelas quais o hospital passa para receber a nova UPA.

Cronograma

Dupont informou que as equipes técnicas do HSC e da Secretaria de Saúde trabalham em conjunto há cerca de um mês em torno do projeto. Segundo o secretário, o momento é de análise e acompanhamento de ajustes. “Estamos em contato direto com o Ministério da Saúde, buscando atender às alterações que eles têm solicitado. Tudo está andando dentro do cronograma para que, até o fim do ano, consigamos definitivamente ter a nova UPA funcionando na região central da cidade.”

De acordo com Dupont, a prefeita Helena Hermany pediu que a pasta trabalhe na maior sintonia possível com o hospital. “Estamos seguindo rigorosamente a portaria do governo federal, que determina como deve ser a instalação da UPA, com as diretrizes e contextos técnicos. Na sequência, levaremos de maneira definitiva o projeto a Brasília”, ressaltou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: UPA no Hospital Santa Cruz deve começar a funcionar ainda em 2024

Para o diretor do HSC, Vilmar Thomé, a reunião serviu para alinhar as ações do grupo. Conforme o dirigente, as reformas em andamento estão em condições de serem enquadradas no projeto da UPA ampliada. “Estamos aqui em ambientes com padrão de excelência para o atendimento de urgência e emergência e que atendem integralmente aos requisitos do Ministério da Saúde para a implantação da UPA.”

Thomé destacou a mobilização da Secretaria de Saúde e da prefeita para buscar melhores condições estruturais, assistenciais e de custeio para o serviço de urgência e emergência de Santa Cruz. Uma comitiva deve retornar a Brasília em breve para apresentar os ajustes que foram executados e dar sequência aos encaminhamentos para a concretização do projeto. A equipe de trabalho técnico voltara a se reunir na semana que vem para dar continuidade aos trabalhos.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.