Categories: Regional

Projeto oferece natação a alunos da rede municipal de Santa Cruz

Alunos do ensino fundamental da rede municipal vêm tendo a oportunidade de entrar no mundo da natação por meio do projeto Pequenos Campeões, uma parceria da Secretaria de Educação de Santa Cruz do Sul e Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

As crianças foram divididas em turmas de 15 integrantes. De terça a sexta-feira, das 8h15 às 11 horas, três acadêmicos de Educação Física da Unisc fornecem noções do esporte. É uma oficina de verão, com duração prevista até o final de janeiro. Outras atividades já foram ofertadas no projeto desde setembro do ano passado: atletismo, tênis, dança e jogos de tabuleiro.

Acadêmica do 7º semestre de Educação Física, Nadine Tomaz frisa a importância de aprender a nadar ainda na infância. “É mais fácil para a criança aprender. Depois de adulto, as dificuldades aumentam. Eles chegam empolgados e se divertem bastante”, comenta a instrutora.

Publicidade

Aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Willy Carlos Fröhlich, Henrique Walter Schwengber, de 6 anos, arrisca as primeiras braçadas. “Estou aprendendo a mergulhar, boiar, respirar. É muito bom.”

O colega Ícaro Kniphoff Cruz, de 7 anos, da Emef Luiz Schroeder, ainda não dispensa a boia espaguete. “Nunca vi nada parecido. Essa piscina é gigante”, brinca. Conforme a evolução na oficina, eles terão contato com os quatro tipos de nado: livre, costas, peito e borboleta.

Ícaro, de 7 anos, não abre mão do espaguete: “A piscina é gigante”


A secretária de Educação, Jaqueline Marques, ressalta que a iniciativa contempla alunos da rede municipal com uma atividade esportiva no período de férias. “Fornecemos o transporte e os profissionais, enquanto a AABB disponibiliza a infraestrutura. É uma ação que proporciona uma atividade fora da sala de aula”, salienta.

Publicidade

Além dos benefícios da natação, como condicionamento físico e desenvolvimento motor, o esporte contribui para o aprendizado. “Em outros locais, quando a natação é incluída na rotina da criança, foi constatada uma melhora no rendimento escolar”, complementa a secretária.

Coordenadora do programa AABB Comunidade, Lisandra Faccin destaca que ainda há vagas. Os interessados devem se inscrever na Secretaria de Educação. O telefone é 3715 2446.

Os pais podem levar a criança até a Secretaria de Educação no dia de oficina, às 8 horas, que um ônibus do projeto faz o transporte até a AABB. O retorno ocorre da mesma forma, depois das 11 horas. Há uma sala montada para recepcioná-los, caso seja necessário esperar.

Publicidade

LEIA MAIS: O que vai acontecer com as piscinas da antiga Fisc

O pequeno Henrique, de 6, arrisca as primeiras braçadas

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.