As famílias carentes de Santa Cruz do Sul irão receber apoio da Prefeitura quando precisarem de materiais ortopédicos. O projeto, batizado de Carinho que Move, foi anunciado pela secretária de Políticas Públicas, Guiomar Machado, na manhã desta sexta-feira, 6. A medida visa atender uma lei municipal instituída em abril de 2018.
O serviço irá funcionar 24 horas, todos os dias da semana. Conforme a Prefeitura, é necessário estar inscrito no CadÚnico e apresentar um laudo médico do Sistema Único de Saúde (SUS) para participar.
A iniciativa deve oferecer cadeiras de rodas e de banho, bengalas, coletes, colchões hospitalares e outros equipamentos. Os materiais serão armazenados no Albergue Municipal, que é parceiro do projeto, assim como a Guarda Municipal.
Publicidade
Cada material ortopédico terá um tempo indeterminado de uso, com a devolução após atestado médico. A Prefeitura ainda informou que vai contar com apoio da comunidade para arrecadar os materiais, que vão ser devidamente identificados, além das empresas do município, que também podem doar.
Qualquer cidadão ou empresa pode fazer a doação de cadeiras de rodas, andadores, muletas, colar cervical, tipoias, cadeiras de banho, comadres, meias elásticas, bengalas, cama hospitalar, entre outros. “Muitas vezes a pessoa se recupera, não precisa mais do material e não sabe para onde destinar. Importante é que estejam em bom estado ou que ainda permitam conserto”, explicou a secretária.
Publicidade
This website uses cookies.