Educação

Projeto na Escola Rio Branco mostra os caminhos para o empreendedorismo

A segunda-feira começou de uma forma diferente para cerca de 50 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rio Branco, da localidade de Saraiva, em Santa Cruz do Sul. Eles começaram a semana participando do projeto Caminhos Serras e Vales. Acompanhados por integrantes da Secretaria Municipal de Educação (SEE), Associação de Turismo Rural de Santa Cruz do Sul e Amplar, partiram do ginásio de esportes de Monte Alverne em uma caminhada de cerca de três quilômetros até o Balneário Storch.

LEIA TAMBÉM: Em alusão ao Dia da Árvore, estudantes de Venâncio Aires plantam mudas nativas

Ao chegarem no local, foram recebidos pelos proprietários e participaram de um momento de sensibilização sobre turismo rural. Representantes da associação, da SEE e empreendedores da região buscaram chamar a atenção dos jovens para o potencial turístico no meio rural, as belezas naturais, as múltiplas oportunidades de geração de renda para as famílias e os muitos caminhos que se pode seguir para empreender.

Publicidade

O presidente da Associação de Turismo Rural de Santa Cruz do Sul, Alexandre Guedes, também proprietário do Sítio Thomas Ecke, em Rio Pardinho, contou que a entidade foi criada há apenas dois anos. O seu intuito é incentivar o turismo rural e fazer com que as pessoas conheçam cada vez mais o interior.

“Em nossa região temos paisagens tão ou mais bonitas que a Serra, tão propagandeada, e não é só produção, temos um potencial turístico enorme a ser explorado e vocês podem ser o caminho. Precisamos mostrar que as pequenas propriedades podem desenvolver o turismo sem deixar a produção de lado”, observou.

Convidados a participar do evento, empreendedores do Recanto Aromas do Monte, em Monte Alverne, e do Sítio Pedagógico Paraíso, em Rio Pardinho, compartilharam suas experiências no turismo rural. Cada um falou um pouco acerca de sua trajetória pessoal, das atividades realizadas dentro das propriedades que administram, dos desafios e oportunidades do turismo sustentável e perspectivas futuras.

Publicidade

Na sequência, os alunos se envolveram em dinâmicas de grupo e atividades lúdicas, por meio das quais puderam reforçar lições de cooperação.

LEIA TAMBÉM: Viva Unisc promove dia de conhecimento para mais de 4 mil alunos

Para a vida

Ao final da atividade e sentindo os efeitos positivos de estar em meio à natureza, Maria Antônia Soares, 13 anos e aluna do 8º ano, saiu motivada. Contou que ela e os colegas tiveram uma manhã proveitosa, com lições que levarão para toda a vida.

Publicidade

“Gostei da interação, de poder estar com alunos de outras séries e gostei das falas sobre empreendedorismo, porque quero ser empreendedora como meu pai. Foi um dia muito bom, aprendi bastante, de alguma forma isso ajudou todo mundo aqui”, afirmou.

Maria considerou o evento produtivo

O Projeto Caminhos Serras e Vales surgiu a partir da Consulta Popular 2019/2020, em que 12 municípios da região Centro-Serra e Vale do Rio Pardo elegeram o turismo como prioridade, a fim de socializar conceitos de turismo rural e educação ambiental entre alunos de escolas públicas municipais. O Consórcio Intermunicipal do Vale do Jacuí (CI/Jacuí) é a entidade executora do projeto no valor de R$ 355.855,34. A empresa responsável é a Amplar Gestão Sustentável, de Minas Gerais, que venceu a licitação.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO

Publicidade

Bruno da Silveira Bica

Share
Published by
Bruno da Silveira Bica

This website uses cookies.