Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

NO LEGISLATIVO

Projeto muda a forma de ingresso de suplentes; entenda

Foto: Jacson Stülp/Câmara de Vereadores

Aprovado projeto que prevê transparência nos contratos de aluguel da prefeitura de Santa Cruz

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul poderá ter mudanças no regimento interno. A mesa diretora apresentou e está em tramitação o projeto de resolução que trata sobre as licenças dos legisladores e a forma como será feita a substituição dos titulares pelos suplentes. O objetivo, afirma a presidente Bruna Molz (Republicanos), é fazer com que a legislação local seja semelhante à praticada na Assembleia Legislativa, além de gerar economia ao Legislativo.

LEIA MAIS: Tribuna: Rodízio de suplentes dificultado

De acordo com o texto, assinado por todos os integrantes da mesa, Bruna Molz, Gerson Trevisan (PSDB), Licério Agnes (PSD) e Jair Eich (PP), há três possibilidades para o requerimento para licença: assumir cargos em secretaria municipal ou assemelhado; tratamento de saúde, que mantém a remuneração; e interesse particular, que interrompe o recebimento de salário e é limitado a 120 dias.

Publicidade

Os vereadores também podem ausentar-se quando estiverem em missão representando a Câmara; cursos e congressos com temática legislativa. Ainda é possível diante de falecimento de cônjuge, companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos ou enteados, menor sob guarda e irmãos – pelo prazo de oito dias. No caso de falecimento de netos, avós ou sogros, são cinco dias. Além disso, a ausência é permitida no tempo necessário para consulta e exames, com comprovação; e tratamento médico por 15 dias, também com atestado médico.

Está na substituição do titular pelo suplente uma das principais alterações propostas pela mesa diretora. Caso a matéria seja aprovada, haverá a convocação por parte da presidência, imediatamente, quando se tratar de saída do eleito para assumir cargos como a titularidade de secretaria; e nas situações em que houver pedido de licença-saúde, de interesse particular ou licença-gestante, pelo prazo mínimo de 120 dias.

LEIA TAMBÉM: Requerimento que sugere mudança de nome da Corsan Aegea irá a votação nesta segunda-feira

Publicidade

“Atualmente, se o vereador apresentar um dia de atestado (sendo a segunda-feira, quando são realizadas as sessões ordinárias), é chamado o suplente, que atua somente naquele dia e recebe pagamento proporcional a uma semana, assim como o titular, que segue com sua remuneração”, destaca a presidente Bruna Molz, apontando que o projeto vai gerar economia aos cofres da Câmara. Na prática, o suplente pode atuar somente durante uma sessão e ter como salário o valor proporcional. “Não é justo, além de onerar o poder Legislativo”, reforça.

A tramitação

De acordo com a presidente, o objetivo do projeto é adequar o regimento ao da Assembleia. O texto terá de passar pela tramitação, que exige quatro reuniões após o ingresso. Depois, vai ser nomeada comissão especial para análise e parecer. “Eles terão 30 dias para dar esse parecer. Depois, estará apto para colocar em votação”, afirma.

Atualmente, a legislação municipal trata de uma maneira considerada simples pela vereadora: vagou, chamou o suplente. A iniciativa objetiva atender a recentes decisões do Judiciário, sobre um tratamento igual à convocação de suplentes de deputados e senadores.

Publicidade

Treze suplentes assumiram em 2023

Com o atual texto do regimento interno da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, foi possível que 13 suplentes assumissem uma cadeira no Legislativo. Alguns deles mais de uma vez. Em outros casos, houve a opção de fazer o rodízio dentro do partido do titular, possibilitando que aqueles que ficaram na segunda, terceira e até quarta suplência conseguissem assumir a cadeira. Em nenhuma das situações há ilegalidade, pois atende ao que está disposto no regramento da Casa.

LEIA TAMBÉM: Veja como votaram os vereadores na discussão sobre o aditivo do contrato com a Corsan

Todas as informações estão disponíveis no site da Câmara. Entre os vereadores eleitos, Bruna Molz, Professor Cleber (União Brasil), Raul Fritsch (Republicanos), Rodrigo Rabuske (PTB), Henrique Hermany (PP) e Jair Eich (PP) não apresentaram requerimento para licença nos moldes saúde, interesse particular ou maternidade/paternidade ao longo deste ano.

Publicidade

Alberto Heck (PT) – Pediu autorização para quatro ausências, duas para interesse particular e outras duas por questões de saúde. A sua cadeira foi ocupada duas vezes por Doralino Silveira da Rosa, que chegou a assumir a presidência do PT local após a saída de Frederico Barros, e Dienefer Berté Schwendler.

Bruno Faller (PDT) – Solicitou interesse particular, sendo substituído por Gilvan Sidinei Fernandes e Felipe Esposito Cordeiro.

Daiton Mergen (MDB) – Ausentou-se uma vez para tratamento de saúde, sem que fosse apontado no site da Câmara o seu substituto. O mesmo ocorre com Ilário Keller (PP).

Publicidade

Gerson Trevisan (PSDB) – Realizou tratamento de saúde, o que fez com que faltasse a cinco sessões, de acordo com os requerimentos apresentados. Em seu lugar, duas mulheres assumiram: Voni Crestani por quatro reuniões ordinárias e Flávia Fröhlich.

Hilário da Silva (PSD) – Foi substituído por Dino Marcos de Almeida, em função de uma licença de interesse particular.

Serginho Moraes (PTB) – Teve aprovado um requerimento para tratamento de saúde, dando lugar ao suplente Marcel Valmir Knak.

Leonel Garibaldi, do partido Novo – Também teve apenas um pedido de licença – interesse particular –, tendo a cadeira ocupada por Nilmar Piva Bortolotto.

Francisco Carlão Smidt (PSDB) – Ausentou-se duas vezes para tratamento de saúde. Em seu lugar assumiram as suplentes tucanas Voni Crestani e Flávia Fröhlich.

Nicole Weber (PTB) – Tem dois pedidos de licença de interesse particular e outros três para tratamento de saúde. Foi substituída por Ricardo Osmar Severo, duas vezes, e Joel Luís Leopold.

LEIA MAIS SOBRE POLÍTICA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.