Categories: Regional

Projeto Mão na Massa oferece oficinas gratuitas de panificação

Lançado na tarde desta quinta-feira, 9, pela Prefeitura, o projeto Mão na Massa irá oferecer oficinas gratuitas de panificação aos moradores do Bairro Bom Jesus. Mais do que isso, a ação visa criar oportunidades às pessoas que querem aprender, ou mesmo incrementar a renda. Idealizado pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas (Sepop), o Mão na Massa também dará utilidade à padaria localizada no Cras Integrar, antes inativa.

“Quando entrei na Prefeitura, visitei o Cras Integrar. Na oportunidade, o coordenador Jeferson me apresentou as dependências da padaria, que não funcionava e contava com equipamentos e materiais novos ainda envoltos a plásticos. Rapidamente me reuni com a equipe de nutricionistas da Sepop para bolarmos um projeto, no qual iria dar utilidade ao local, inserindo as pessoas da comunidade”, explicou a secretária da pasta, Guiomar Machado. 

As aulas irão ocorrer todas as quintas-feiras na padaria do Cras, com cerca de 30 alunos. Serão sete oficinas até o fim do ano, uma por mês, trazendo as modalidades de cucas; pães e bolos; massas e molhos; lanches quentes, frios e decoração; doces; salgados; e ceias e bolachas natalinas. A instrução das oficinas ficará a cargo do Senac.

Publicidade

Criando oportunidades

Guiomar ressaltou a criação de oportunidades às pessoas da comunidade. “Hoje realizamos esse sonho. As pessoas podem aprender panificação e ampliar a renda, trabalhar em empresas, ou mesmo melhorar a alimentação dento da sua família, seja fazendo uma cuca pra tomar chimarrão, ou um bolo para o aniversário do filho”, disse a secretária.

Também presente no lançamento, o secretário municipal de Saúde e de Comunicação, Régis de Oliveira Júnior, relembrou a sua relação com o Bom Jesus. “Me criei aqui e o que mais friso é que as pessoas precisam ter oportunidades. Me sinto muito feliz pelo grupo e quero que aproveitem ao máximo esse momento”, comentou.

Publicidade

Atualmente em busca de emprego, Denise Beatriz Martin, de 22 anos, vê a oportunidade como um aperfeiçoamento. “Achei ótima a iniciativa. Todos podem se ocupar e aprender”, destacou.

As inscrições para participar do Mão na Massa devem ser realizadas no Cras Integrar, na Rua Padre Luiz Müeller, nº 490, no Bom Jesus. Os candidatos precisam estar inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) ou no Bolsa Família, além de pertencer à região do Cras Integrar, que engloba os bairros Bom Jesus, Santuário e Menino Deus. “Nossa ideia é estender a outros bairros essa iniciativa”, salientou Guiomar.

Um projeto dentro de outro projeto

Publicidade

Guiomar Machado quer trazer um projeto de sua época como diretora da escola municipal Guilherme Hildebrand, no Bairro Progresso, para o Mão na Massa. “No projeto Transformando Sonhos nós realizávamos um baile de debutantes para as meninas da comunidade. Fornecíamos vestido, maquiagem, sapatos, coquetel, fotos e vídeos, tudo gratuito. As meninas que estiverem completando 15 anos e participando do Mão na Massa nos meses de setembro e outubro, vão ganhar uma festa de debutantes e terão a oportunidade de produzirem o seu próprio coquetel junto ao Senac”, revelou Guiomar.

Ainda de acordo com a secretária, os alunos que se destacarem no Mão na Massa terão a oportunidade de se inscreverem na Prefeitura para trabalhar na padaria e dar sequência ao projeto, ensinando futuros alunos.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.