Uma campanha desenvolvida por estudantes do Curso de Comunicação Social – habilitação em Relações Públicas da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) está proporcionando um momento de carinho, conforto e solidariedade aos pacientes internados no Hospital Santa Cruz (HSC). O projeto Amigos do Lino foi planejado para complementar e expandir o Correio do Lino, implementado pelas estudantes na ala da Pediatria no mês de abril. A ideia é que a comunidade, por meio de um canal no site da Instituição, envie poesias, pensamentos, letras de músicas e mensagens de conforto aos pacientes.
As mensagens são entregues diretamente nos quartos pelo Carteiro do Lino, que agora levam otimismo não só para a Pediatria, mas também para todo o Hospital. “Ao executar o Correio do Lino na Pediatria ficamos encantadas com o resultado e como, de fato, as palavras de conforto e carinho têm o poder de auxiliar na recuperação dos pacientes”, justifica a aluna Luiza Klein, idealizadora da campanha ao lado das colegas Ana Paula Grasel, Natielli Quoos e Camila Roos. “A ação faz com que estas pessoas se sintam especiais”, afirma.
A campanha tem como base o ditado “fazer o bem sem olhar a quem”, uma vez que não é necessário informar o nome do paciente que irá receber a mensagem. As primeiras cartas foram entregues no dia 20 de junho. Mas conforme as estudantes, o hospital dará continuidade à iniciativa. Para isso, basta acessar o site www.hospitalstacruz.com.br, clicar em Mensagem ao Paciente / Amigos do Lino no lado direito da tela inicial, preencher os dados e a mensagem e enviar.
Publicidade
Correio do Lino
A nova identidade visual da Pediatria, inaugurada no final de 2016 com a temática dos livros do Lino, tem o objetivo de contribuir para uma recuperação mais rápida das crianças internadas. Painéis alusivos aos personagens – idealizados pela Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do Hospital, professora Giana Diesel Sebastiany – estão instalados nos corredores da internação pediátrica e nos espaços de recreação desde o ano passado. Os painéis reproduzem a história do primeiro volume. Em abril deste ano foi lançado o terceiro volume da série.
O projeto do Correio do Lino incentiva as crianças internadas a escreverem uma carta para o personagem, recebendo após uma carta entregue pelo Carteiro do Lino com a resposta, redigida por bolsistas. Na campanha Amigos do Lino, as mensagens são escritas pela própria comunidade aos pacientes em geral e depois entregues pelo Carteiro do projeto.
Publicidade