Expoagro Afubra

Projeto Inspeciona/RS é destaque na parcela de Tecnologia da Aplicação

Uma iniciativa que está mudando a realidade das lavouras gaúchas também está presente na Expoagro Afubra, na parcela de Tecnologia de Aplicação. Trata-se do Inspeciona/RS, um projeto da Emater/RS-Ascar de inspeção técnica de pulverizadores agrícolas e treinamentos de agricultores.

LEIA TAMBÉM: Irga expõe em quatro vitrinas opções para culturas em terras baixas

No local, os extensionistas da Instituição estão demonstrando aos visitantes a influência dos elementos climáticos, como velocidade do vento, umidade relativa do ar e temperatura no processo de deriva (gota arrastada pelo vento). Com o auxílio de um simulador de deriva é possível exibir diferentes pontas de pulverização e suas características na formação das gotas, relacionando-as com os elementos climáticos.

Publicidade

Com a adoção das boas práticas na implementação da Tecnologia de Aplicação é possível diminuir os impactos ambientais e na saúde humana, assim como na redução dos custos de produção. As orientações se inserem no trabalho de defesa sanitária vegetal, realizado em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) do Governo do Estado.

LEIA TAMBÉM: Startup apresenta creme que protege do “porre do fumo”

A Emater/RS-Ascar também está divulgando os cursos de boas práticas para aplicação de produtos fitossanitários, atendendo à instrução normativa estadual vigente para a aplicação de herbicidas hormonais. Desde 2019, quando começou, o projeto já realizou mais de 530 cursos e treinou mais de 13.550 agricultores sobre tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas. Outras informações podem ser obtidas nos escritórios da Emater/RS-Ascar.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA EXPOAGRO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.