ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Projeto inovador possibilitará geração de energia solar na Escola José Luchese

Dentro de três meses, a Escola Estadual José Luchese, de Lagoa Bonita do Sul, contará com um projeto inovador na região. A instituição, numa parceria com a JTI, vai gerar energia solar, através da instalação de painéis, podendo reduzir a conta de energia elétrica em até 80%. A iniciativa foi assunto na edição desta terça-feira do programa Giro Regional.

De acordo com a diretora da Escola José Luchese, Mafalda Pippi, a utilização da energia solar possibilitará à instituição o uso de 30 laptops, que ainda estão encaixotados. “Como a escola ainda não tem uma energia de qualidade, essas máquinas não podem ser ligados em rede”, explica. O mesmo problema afeta o uso do ar condicionado no local.

Publicidade

Mafalda tamém destaca o caráter humanitário do projeto. “Isso é bom para a parte educativa. É educar para a sustentabilidade. Não envolve grandes investimentos, mas sim a vontade do aluno. É o lado romântico”, disse. Também presente no estúdio da Gazeta FM 98.1, o prefeito Gilnei Luchese elogiou a iniciativa e acredita trabalhar a sustentabilidade que é um benefício para o aluno, que passará a entender o que é melhor para o país e o mundo, e levará isso para a sua família.

Publicidade

Já o secretário municipal de Educação, Carlos Alexandre Lira, comentou que o projeto é fruto de uma parceria de longa data da Prefeitura com a JTI, que iniciou através do programa Arise. “Tudo começou com a realização de oficinas nas escolas no turno inverso. A possibilidade da José Luchese ser contemplada com o projeto surgiu nesse ano, pois é uma escola precária na utilização de energia. Que isso seja muito proveitoso”, comemora.

Publicidade

© 2021 Gazeta