ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Projeto Gerir: é tempo de as cidades usarem a inteligência

Segurança, mobilidade, qualidade de vida, bem-estar social, preservação ambiental e gestão dos recursos naturais. Esses são conceitos em pauta em praticamente todas as realidades urbanas do planeta. E para que os poderes público e privado possam, efetivamente, alcançar os objetivos pretendidos em favor de suas populações, a adoção de mecanismos e o uso dos mais variados e atuais recursos têm sido empreendidos, com crescentes níveis de sucesso. Ganha espaço, assim, a definição de cidades inteligentes, que exploram as potencialidades da automação e da informatização em favor do todo.

E foi essa a proposta da terceira edição no ano do Projeto Gerir – Workshop de Gestão Organizacional 2021, iniciativa da Gazeta Grupo de Comunicações, com patrocínio de Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Unimed VTRP, realizada nessa terça-feira, 27, a partir das 19 horas, em plataforma digital, formato adotado desde o ano passado em virtude das restrições de atividades presenciais decorrentes da pandemia de coronavírus.

Publicidade

Três painelistas abordaram o tema “Cidades Inteligentes”, propondo reflexões e oportunidades para as mais diversas áreas. Os participantes foram o secretário de Segurança, Transporte e Mobilidade Urbana de Santa Cruz do Sul, Everton Santos Oltramari; o arquiteto e urbanista peruano Emilio Merino Dominguez, radicado em Porto Alegre; e o doutor em Ciência da Computação Leonel Pablo Tedesco, professor da Unisc.

Publicidade

LEIA MAIS: VÍDEO: Projeto Gerir debate ‘Cidades Inteligentes’

A mediação foi feita pelo jornalista Leandro Siqueira, gerente executivo de rádios da Gazeta, e o diretor executivo da Gazeta Grupo de Comunicações, Jones Alei da Silva, fez uma saudação inicial. O debate foi transmitido ao vivo pelo Portal Gaz e pelo Facebook do Portal, bem como em simultâneo pela Rádio Gazeta FM 107,9. Interessados ainda podem conferir a íntegra da live, com o debate entre os painelistas, no Portal Gaz, onde permanecerá como uma ferramenta para estimular a reflexão em torno desse tema.

Publicidade

Este suplemento especial destina-se a repercutir, para os leitores da Gazeta do Sul, em suas versões impressa e digital, os principais pontos de vista apresentados por Oltramari, Merino Dominguez e Tedesco, a partir das áreas de especialização e de atuação profissional de cada um. Oltramari, por exemplo, é coronel da reserva da Brigada Militar e advogado, tendo sido secretário estadual adjunto da Segurança Pública, secretário-chefe da Casa Militar do Estado e coordenador da Defesa Civil Estadual no governo de José Ivo Sartori. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em 1999, é especialista em Direito do Estado pela mesma universidade, em 2008.

Publicidade

Por sua vez, Dominguez, peruano nascido em Lima, é arquiteto e urbanista pela Universidade Nacional Federico Villarreal, do Peru. Doutor e pós-doutor em Engenharia de Transportes pela Universidad Politécnica de Cataluña, tem diversas especializações em planejamento e gestão de transporte realizadas na França, na Bélgica, na Espanha e no Peru. Trabalhou na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e na Empresa Pública de Transportes e Circulação de Porto Alegre (EPTC) e foi professor visitante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Assessorou o Ministério das Cidades no projeto de implementação da Lei da Mobilidade no Brasil, e coordenou a Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. É membro do Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil e conselheiro do CAU-RS.

LEIA MAIS: ‘Cidades inteligentes’ é o tema do Projeto Gerir nesta terça

Publicidade

Já Tedesco é graduado em Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande, com mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela PUC-RS. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, atuando em temas como Sistemas Computacionais Embarcados e Internet das Coisas aplicada às áreas de saúde, cidades, agricultura e indústria. Desde 2010 é professor na Unisc, atuando em ensino, pesquisa e extensão.

Publicidade

A importância dos governos na implementação

O papel do poder público na implementação das cidades inteligentes é fundamental, acredita o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Santa Cruz do Sul, Everton Oltramari. Segundo ele, cabe aos governos estruturar as cidades para implantar as novas tecnologias, mas também proporcionar a inclusão de todas as pessoas às novas funcionalidades que acompanharão o cidadão.  

“O poder público e os gestores têm grande oportunidade, diante do tema, de liderarem um processo de articulação de todos os setores, para introjetar essa mentalidade, essa cultura de cidade inteligente. Isso é um processo de disseminar a cultura de pensar e utilizar a tecnologia com a finalidade de gerir a cidade e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, definiu.

Publicidade
Publicidade

© 2021 Gazeta