Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

VALE DO RIO PARDO

Projeto Gerir: como a região enxerga o futuro

Foto: Alencar da Rosa

No painel do Gerir de segunda-feira, a partir da esquerda, Edivilson Brum, Adolfo José Brito, Leandro Siqueira (mediador), Airton Artus e Kelly Moraes; acima, no detalhe, Jones Alei da Silva, da Gazeta

O auditório do Memorial da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) foi o palco, na última segunda-feira, da primeira edição de 2024 do Projeto Gerir – Workshops de Gestão Organizacional, iniciativa da Gazeta Grupo de Comunicações. Com o tema “O futuro do Rio Grande passa por aqui”, o evento reuniu quatro deputados estaduais para um debate: Adolfo Brito (PP), atual presidente da Assembleia Legislativa, Kelly Moraes (PL), Airton Artus (PDT) e Edivilson Brum (MDB). A mediação foi do gerente de Rádios da Gazeta, Leandro Siqueira.

Antes das falas dos painelistas, o diretor-executivo da Gazeta Grupo de Comunicações, Jones Alei da Silva, agradeceu a presença de todos e destacou que o Vale do Rio Pardo e o Centro-Serra têm eleitorado suficiente para conseguir eleger mais representantes. “Eu acho que o futuro do Rio Grande já passa por aqui em boa medida, mas podemos melhorar isso com a união de esforços e a participação dos nossos políticos”, mencionou.

LEIA TAMBÉM: Dez cargas de entulhos são recolhidas nos bairros Pedreira e Santuário

Publicidade

Convidado para fazer uma explanação sobre o cenário atual de Santa Cruz e região, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, César Cechinato, começou abordando a reforma tributária. Ele entende que a grande beneficiada pela mudança será a indústria de transformação, setor que tem grande relevância em Santa Cruz e Venâncio Aires.

A mudança da tributação dos produtos, que deixará de ser feita na origem para ocorrer no destino, entende Cechinato, será benéfica para municípios com baixo índice de industrialização, situação que tende a colaborar para o desenvolvimento de regiões com dificuldades históricas para avançar.

Ao trazer alguns dados, o secretário citou o Guia Socioeconômico do Vale do Rio Pardo, publicação da Gazeta que reúne estatísticas e informações sobre diversos municípios. Uma delas é o crescimento populacional de Santa Cruz de 22% entre 2010 e 2022, data do último censo. “Isso reforça o papel da cidade como um polo regional, não apenas industrial mas também de compras, serviços, saúde e ensino.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Sinalização precária e buracos são um perigo para quem trafega pela ERS-412

Tratou ainda sobre a dinamização da economia santa-cruzense, que na última década conseguiu colocar dez novas empresas entre as 50 maiores do município. Na comparação com Lajeado, considerada o polo regional do Vale do Taquari, esse resultado foi de cinco novas entre as 50 maiores, enquanto Venâncio Aires conseguiu seis entre as 50. Ainda em torno disso, lembrou da renovação da economia ao afirmar que a diversificação acontece para evitar que os municípios sejam totalmente dependentes do tabaco.

O Projeto Gerir chega neste ano à sétima temporada como um espaço aberto para discussões sobre temas sensíveis à comunidade, como desenvolvimento econômico, mobilidade urbana, ensino, saúde e segurança. A realização é da Gazeta Grupo de Comunicações, com patrocínio de Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo e Universidade de Santa Cruz do Sul, além do apoio de Cucas da Rosana.

Publicidade

Veja na íntegra o caderno sobre o Projeto Gerir

*Caso não consiga visualizar a prévia do documento, clique em “Baixar”, para ter acesso ao PDF.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.