Cadernos Especiais

Projeto Gerir: atenção máxima ao urbanismo

Quais são as perspectivas e os desafios para a manutenção e a ampliação da qualidade de vida a todas as pessoas (para todo o ecossistema) em uma cidade como Santa Cruz do Sul, ou dentro da realidade regional? Esse foi o mote de uma reflexão motivada na última terça-feira na segunda edição de 2024 do projeto Gerir – Workshops de Gestão Organizacional, iniciativa da Gazeta Grupo de Comunicações.

O painel foi realizado no estúdio da Gazeta, na Rua Ramiro Barcelos, centro de Santa Cruz do Sul. A partir da pauta “O futuro da urbanização de Santa Cruz do Sul”, quatro debatedores de diferentes áreas de atuação analisaram os problemas atuais e propuseram as possíveis soluções para garantir o desenvolvimento sustentável do município.

LEIA TAMBÉM: Deputados apontam catástrofe natural no RS como o fato marcante do primeiro semestre

Publicidade

Os painelistas foram: José Alberto Wenzel, geólogo e ex-prefeito de Santa Cruz; Giulia Tolotti, CEO da GT Participações e vice-presidente do Sinduscon/RS; Ricardo Frank, CEO da Rosacruz Incorporadora; e Karianne Pacheco, secretária municipal de Planejamento e Governança. A mediação foi do gerente-executivo de Rádios da Gazeta, comunicador Leandro Siqueira.

O processo de urbanização, os problemas e os acertos do passado pautaram a fala de José Alberto Wenzel. O ambientalista tratou ainda da necessidade de atualizar o plano diretor do município já considerando os danos provocados pelos eventos climáticos de abril e maio.

LEIA TAMBÉM: Secretaria de Agricultura entrega silagem a criadores de gado atingidos pela enchente

Publicidade

Por sua vez, Giulia Tolotti frisou o potencial de Santa Cruz em relação ao mercado imobiliário e enfatizou que essa força é uma das responsáveis pela prosperidade, haja vista que atrai investimentos não apenas da construção civil, mas ainda de grandes empresas de diferentes segmentos.

Karianne Pacheco, representando o poder público, ressaltou a importância deste como um norteador para o desenvolvimento planejado, de modo a se antecipar aos problemas e conseguir prevenir ou ao menos reduzir os impactos deles.

E Ricardo Frank trouxe os conceitos de economia circular e da verticalização das moradias, vistos por ele como possíveis soluções para aliar preservação do meio ambiente, fornecimento de serviços básicos, acesso a transporte público, comércio e espaços de lazer em busca da melhor qualidade de vida.

Publicidade

O painel encerrou-se com um debate entre os quatro convidados, a partir das considerações feitas por cada um deles, individualmente. O projeto Gerir tem o patrocínio de Unisc e de Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo.

Problemáticas atuais

O projeto Gerir propõe o debate em torno de questões e problemáticas de máxima atualidade para as comunidades de Santa Cruz do Sul e o Vale do Rio Pardo. A primeira edição de 2024 ocorreu no dia 8 de abril, no auditório do Memorial da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

LEIA TAMBÉM: Vereadores aprovam abertura de crédito de mais de R$ 6 milhões para a Prefeitura

Publicidade

Na ocasião, os deputados Adolfo José Brito, presidente da Assembleia Legislativa; Kelly Moraes, Airton Artus e Edivilson Brum, representantes da região, foram os painelistas. Eles falaram em torno do tema “O futuro do Rio Grande do Sul passa por aqui”, avaliando estratégias para o desenvolvimento.

Posteriormente, o projeto teve uma interrupção em virtude dos contratempos provocados pela enchente ao final daquele mês e em maio. Mais três edições estão previstas ao longo deste ano.

Confira na íntegra o caderno sobre o Projeto Gerir:

*Caso não consiga visualizar a prévia do documento, clique em “Baixar”, para ter acesso ao PDF.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.