Quais são as perspectivas e os desafios para a manutenção e a ampliação da qualidade de vida a todas as pessoas (para todo o ecossistema) em uma cidade como Santa Cruz do Sul, ou dentro da realidade regional? Esse foi o mote de uma reflexão motivada na última terça-feira na segunda edição de 2024 do projeto Gerir – Workshops de Gestão Organizacional, iniciativa da Gazeta Grupo de Comunicações.
O painel foi realizado no estúdio da Gazeta, na Rua Ramiro Barcelos, centro de Santa Cruz do Sul. A partir da pauta “O futuro da urbanização de Santa Cruz do Sul”, quatro debatedores de diferentes áreas de atuação analisaram os problemas atuais e propuseram as possíveis soluções para garantir o desenvolvimento sustentável do município.
LEIA TAMBÉM: Deputados apontam catástrofe natural no RS como o fato marcante do primeiro semestre
Publicidade
Os painelistas foram: José Alberto Wenzel, geólogo e ex-prefeito de Santa Cruz; Giulia Tolotti, CEO da GT Participações e vice-presidente do Sinduscon/RS; Ricardo Frank, CEO da Rosacruz Incorporadora; e Karianne Pacheco, secretária municipal de Planejamento e Governança. A mediação foi do gerente-executivo de Rádios da Gazeta, comunicador Leandro Siqueira.
O processo de urbanização, os problemas e os acertos do passado pautaram a fala de José Alberto Wenzel. O ambientalista tratou ainda da necessidade de atualizar o plano diretor do município já considerando os danos provocados pelos eventos climáticos de abril e maio.
LEIA TAMBÉM: Secretaria de Agricultura entrega silagem a criadores de gado atingidos pela enchente
Publicidade
Por sua vez, Giulia Tolotti frisou o potencial de Santa Cruz em relação ao mercado imobiliário e enfatizou que essa força é uma das responsáveis pela prosperidade, haja vista que atrai investimentos não apenas da construção civil, mas ainda de grandes empresas de diferentes segmentos.
Karianne Pacheco, representando o poder público, ressaltou a importância deste como um norteador para o desenvolvimento planejado, de modo a se antecipar aos problemas e conseguir prevenir ou ao menos reduzir os impactos deles.
E Ricardo Frank trouxe os conceitos de economia circular e da verticalização das moradias, vistos por ele como possíveis soluções para aliar preservação do meio ambiente, fornecimento de serviços básicos, acesso a transporte público, comércio e espaços de lazer em busca da melhor qualidade de vida.
Publicidade
O painel encerrou-se com um debate entre os quatro convidados, a partir das considerações feitas por cada um deles, individualmente. O projeto Gerir tem o patrocínio de Unisc e de Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo.
O projeto Gerir propõe o debate em torno de questões e problemáticas de máxima atualidade para as comunidades de Santa Cruz do Sul e o Vale do Rio Pardo. A primeira edição de 2024 ocorreu no dia 8 de abril, no auditório do Memorial da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
LEIA TAMBÉM: Vereadores aprovam abertura de crédito de mais de R$ 6 milhões para a Prefeitura
Publicidade
Na ocasião, os deputados Adolfo José Brito, presidente da Assembleia Legislativa; Kelly Moraes, Airton Artus e Edivilson Brum, representantes da região, foram os painelistas. Eles falaram em torno do tema “O futuro do Rio Grande do Sul passa por aqui”, avaliando estratégias para o desenvolvimento.
Posteriormente, o projeto teve uma interrupção em virtude dos contratempos provocados pela enchente ao final daquele mês e em maio. Mais três edições estão previstas ao longo deste ano.
*Caso não consiga visualizar a prévia do documento, clique em “Baixar”, para ter acesso ao PDF.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.