Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SUPLEMENTO

Projeto Gerir: a volta ao normal passa pela vacina

Foto: Rafaelly Machado

n Atualidade: três painelistas debateram o tema em Santa Cruz do Sul e na região em plataforma digital na terça-feira; Romar Beling (de branco) fez a saudação inicial e Leandro Porto foi mediador

O avanço na vacinação, no caso de Santa Cruz do Sul e de toda a região, é um indicativo claro de que por essa medida passa o controle da Covid-19 e, em sequência, a retomada econômica e social que sinaliza para uma maior normalidade na rotina. Essa é a principal conclusão que ficou a partir da quarta edição do ano do Projeto Gerir – Workshop de Gestão Organizacional 2021, iniciativa da Gazeta Grupo de Comunicações, realizada na última terça-feira, 28, em plataforma digital, em pleno dia do aniversário de 143 anos de Santa Cruz do Sul. Esse formato, de live, foi adotado no ano passado, em virtude da pandemia, enquanto em anos anteriores os painéis aconteciam de maneira presencial, no Memorial da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Os debates, com mediação do jornalista Leandro Porto, da Rádio Gazeta FM 107,9 e da Redação Integrada da Gazeta, iniciaram-se às 19 horas e se estenderam até 20h45. A atividade pôde ser conferida ao vivo pelos internautas no Portal Gaz e no Facebook e no YouTube do portal, bem como pela Rádio Gazeta FM 107,9, que fez a transmissão simultânea. Os convidados formularam uma explanação individual, com seus pontos de vista sobre o cenário da Saúde, o tema da edição, seguida de um debate acerca de questões apresentadas pelo mediador. A íntegra do Gerir pode ser visualizada pelos interessados nas plataformas digitais da Gazeta.

A partir do estúdio principal da Rádio Gazeta, Porto conduziu os trabalhos, que tiveram uma saudação inicial feita pelo jornalista Romar Rudolfo Beling, gestor de Conteúdo Multimídia da Gazeta. Beling agradeceu aos três painelistas convidados por terem acolhido a proposta de fazer uma reflexão acerca do momento atual no ambiente da saúde pública, em decorrência da pandemia. E mencionou igualmente a parceria com os patrocinadores do projeto, a Unisc e a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo.

Publicidade

Em seguida, Porto convidou os debatedores para a sua manifestação inicial, pela ordem: a secretária municipal de Saúde de Santa Cruz do Sul, enfermeira Daniela Dumke; o médico infectologista e professor universitário Marcelo Carneiro; e o presidente da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, doutor Neori Gusson.

Um aspecto em torno do qual os painelistas concordaram é que tudo no ambiente da saúde passa pelo comportamento da coletividade. Ou seja, ao lado da prevenção individual, é necessário que de fato todas as pessoas em comunidade adotem postura de atendimento às orientações de cuidados advindas dos organismos da área.

A secretária de Saúde de Santa Cruz do Sul, Daniela Dumke, enfatizou que o município já se aproxima do percentual de 80% da população contemplada com a primeira dose da vacina, e 55% já recebeu igualmente a segunda dose. Diante disso, os órgãos da Saúde buscarão, em breve, identificar quem ainda não se imunizou e as razões pelas quais isso se deu.

Publicidade

O médico infectologista e professor Marcelo Carneiro reforçou a manifestação de Daniela no sentido da importância da vacinação, ao lembrar que caíram de forma drástica as internações de pessoas imunizadas. E citou que as internações registradas em decorrência da doença têm sido basicamente de indivíduos que não estavam vacinados.

LEIA MAIS: VÍDEO: Projeto Gerir debate o cenário da saúde de Santa Cruz e região

Por sua vez, o doutor Neori Gusson, presidente da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, destacou a forte interação e contribuição entre os especialistas dos mais variados países, cujo esforço coletivo e cujas trocas mútuas permitiram que mais rapidamente a humanidade pudesse fazer frente a essa ameaça coletiva. Em seu entender, é inaceitável, e muito grave, que algumas pessoas ignorem ou até tentem desacreditar a ciência, e com sua atitude coloquem a segurança dos demais, em sociedade, em perigo.

A quinta e última edição do ano do Gerir está programada para 23 de novembro, uma terça-feira, novamente em plataforma digital, fechando, desse modo, a programação do projeto para 2021.

Publicidade

Leia o suplemento sobre o workshop

Clique na capa (ou aqui) para ler o suplemento

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: assista ao primeiro Workshop do Projeto Gerir 2020

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.