ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Projeto Gerir: a energia que vem do varejo

n Painel do projeto Gerir realizado na quarta-feira: Denise Bittencourt; o comunicador Leandro Siqueira, que mediou a atividade; Romeu Schneider e Ivonei Pioner; acima, Jones Alei da Silva, da Gazeta

Os desafios enfrentados pelo setor do varejo, em realidades local, regional, estadual e nacional, foram o tema que norteou os debates e as reflexões na terceira edição do ano do Projeto Gerir – Workshops de Gestão Organizacional, realização da Gazeta Grupo de Comunicações. O evento foi realizado no auditório do Memorial da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), na noite da última quarta-feira, 26. Essa ação tem o patrocínio de Unisc e Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, com apoio da Cucas da Rosana.

Três painelistas participaram desta edição: Denise Bittencourt, doutora em Direito e especialista na área constitucional; Romeu Schneider, diretor-presidente da Agro-Comercial Afubra; e Ivonei Pioner, presidente da Federação Varejista do Rio Grande do Sul e diretor especial da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. Por conta da atualidade e da expectativa quanto às informações apresentadas no painel, líderes autoridades e representantes de entidades e instituições vinculadas ao varejo na cidade e região prestigiaram o evento.

Publicidade

ASSISTA: Veja como foi a terceira edição do Projeto Gerir de 2023

Publicidade

Entre eles estavam o presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Vale do Rio Pardo (Sindilojas/VRP), empresário Mauro Spode; o presidente da Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), Ricardo Bartz, também presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL); o presidente da 38ª Oktoberfest, João Goerck; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz do Sul, César Cechinato, também secretário municipal de Meio Ambiente; e o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner. Além disso, acompanharam os debates estudantes universitários e colaboradores de empresas e entidades dos setores de comércio e serviços.

O diretor-executivo da Gazeta Grupo de Comunicações, Jones Alei da Silva, fez a explanação inicial | Foto: Alencar da Rosa

A atividade foi mediada pelo comunicador Leandro Siqueira, gerente-executivo de rádio da Gazeta. O diretor-executivo da Gazeta Grupo de Comunicações, Jones Alei da Silva, fez a explanação inicial. Ele agradeceu pela disponibilidade e presteza dos três painelistas, receptivos a compartilharem com o público opiniões e considerações sobre temas da máxima atualidade no ambiente do comércio. Ainda mencionou a importância da parceria com os patrocinadores, Unisc e Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, em especial, como frisou, pelo fato de a Unisc sempre disponibilizar o espaço no qual o projeto tem sido realizado nos últimos anos.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Gerir: a indústria no centro das atenções

Publicidade

Toda a atividade do Gerir foi gravada em vídeo, e o conteúdo está hospedado no YouTube, onde pode ser conferido por todas as pessoas que, por pressões de agenda, não puderam acompanhar o debate de forma presencial na quarta-feira. O projeto terá sequência com mais duas edições até o final do ano, a quarta programada para setembro e a quinta para novembro.

Algumas manifestações

“Um dos objetivos da Reforma Tributária é tratar de forma mais justa o e-commerce. Eu vejo com bons olhos, apesar de ainda termos um oceano por desbravar”, disse Denise Bittencourt, em resposta a uma pergunta da plateia sobre os impactos da PEC 45/2019 e a igualdade de concorrência.

Publicidade

RELEMBRE: Assista à primeira edição de 2023 do Projeto Gerir

Publicidade

“Para falar o que sentem, eles precisam ter confiança no gestor, no dono da empresa. Precisam saber que podem sentar, conversar e abrir o jogo sobre o que está acontecendo no estabelecimento sem medo”, comentou Romeu Schneider, da Afubra, em resposta a um questionamento da plateia sobre como é possível tornar os vendedores mais felizes e comprometidos com os resultados.

“Quando a gente permite que não haja tributação sobre o que vem de fora ou aceita uma tributação prevista em 17%, enquanto a nossa cadeia pode pagar até 46%, isso mata o varejo”, afirmou Ivonei Pioner, ao tratar também sobre a reforma. Ele espera que a nova legislação sirva para proteger e facilitar o desenvolvimento das empresas brasileiras.

Publicidade
CDL Santa Cruz completa 57 anos

Publicidade

Leia o caderno completo sobre o evento:

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta