Educação

Projeto “Geometria nas bolachas” será apresentado na Feira de Ciências da Unisc

A Feira de Ciências Inovação e Sustentabilidade da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) acontece entre essa segunda-feira, 21, a sexta-feira, 25, e envolve estudantes e professores das escolas de Educação Básica das regiões do Vale do Rio Pardo e Jacuí. Entre os 103 trabalhos selecionados para a fase de apresentação presencial, consta o título “Geometria nas bolachas“, desenvolvido pelas professoras Elisete Regina Groff e Franciele Pâmela Henn de Lima, nas aulas de Matemática e Informática, na turma do 9º ano da EMEF Nossa Senhora de Fátima.

A partir da pergunta exploratória “podemos estudar geometria na confecção de bolachas?“, a professora instigou seus alunos à promoção de aulas de geometria de forma diferente e assim surgiu a ideia de aprender a fazer bolachas com figuras geométricas.

LEIA TAMBÉM: Apresentação de projetos na Feira de Ciências da Unisc ocorre nesta semana

Publicidade

Como principal propósito do projeto, está a identificação e descrição de figuras geométricas e sistema de medidas na produção de bolachas, além de figuras geométricas planas; descrever e relacionar unidades de medidas utilizadas na produção de bolachas e problematizar quantidades, custo, razões, proporções e sistemas de medidas.

O projeto já teve diversos procedimentos executados, entre os quais destacam-se a observação das figuras geométricas planas para poder reproduzi-las com a massa de uma receita que foi pesquisada anteriormente; movimento social comunitário para providenciar os ingredientes da receita das bolachas; produção de bolachas e cálculo do seu custo de produção; confecção de cartazes expondo a receita, suas quantidades e custo na produção; e desenvolvimento de atitudes básicas como uma alimentação saudável de baixo custo produzida pelos alunos.

LEIA TAMBÉM: Doutora em Letras da Unisc elabora pesquisa sobre teoria queer com enfoque em músicas

Publicidade

Conforme a professora Elisete “na atualidade a aprendizagem está em todos os lugares e momentos. Na sala de aula os docentes buscam educar pela pesquisa e com isso despertar a curiosidade e a investigação dos conteúdos curriculares. Com este intuito a prática usando alimentação sempre chama a atenção dos estudantes. No desejo de ter uma aula prática surge a ideia de fazer bolachas em formato geométrico.”

A professora Elisete também relata que vem trabalhando esse assunto desde 2023, ocasião na qual os estudantes demonstraram grande interesse pela culinária e alimentação saudável. A Matemática pode ser envolvida por estar junto nesta temática com muita facilidade. Os estudantes pesquisaram com suas famílias receita de bolachas e começaram a providenciar os ingredientes necessários para sua produção em formato geométrico como quadrado, triângulo, losango, trapézio, paralelogramo etc.

LEIA TAMBÉM: China Brasil Tabacos distribui livros de colorir em ação pelo Dia das Crianças

Publicidade

O apoio das famílias foi necessário para a produção das bolachas. Elisete destaca que o que mais chamou a atenção dos alunos na hora da produção foi o efeito de colocar leite morno no sal amoníaco, e depois de pronto o custo das bolachas ser bem mais barato do que no mercado.

No laboratório de informática, estudantes constroem gráficos e tabelas dos dados referentes às pesquisas e os resultados após as produções, usam o aplicativo geogebra para visualizar e representar as formas geométricas estudadas, anteriormente, bem como as medidas, área, perímetro, número de lados, faces e vértices.

A professora recorda o comentário de uma das mães, cuja filha é participante do projeto, “minha filha disse que foi a melhor aula que tiveram”. Assim, “percebe-se que ao elaborar problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento, passam a ter um significado maior na aprendizagem empírica de nossos discentes.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Senai oferece bolsas gratuitas para cursos

Nesta quinta-feira, 24, a EMEF Nossa Senhora de Fátima, representada pelas professoras Elisete Regina Groff e Franciele Pâmela Henn de Lima e estudantes – Gabriele Milena Kuentzer, Valentina Martin, Vinícius Gabriel Grade, Gregory Rhuan Pedrotti, Rafaela Pimenta Folmer, estarão na Feira apresentado o trabalho vivenciado pelo projeto.

Escolas e comunidade em geral estão convidadas a prestigiarem as apresentações do evento. Os interessados em acompanhar esses momentos podem acessar o site, onde consta a programação completa desta semana, incluindo a lista de projetos – destaque e menção honrosa, cuja divulgação vai ocorrer em 20 de novembro. A Feira de Ciências da UNISC conta com o apoio do CNPq e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Publicidade

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.