Santa Cruz do Sul

Projeto Famílias da Diversidade será retomado na próxima semana; veja como funciona

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul retoma no próximo dia 25, às 18h30, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o Projeto Famílias da Diversidade. A iniciativa, idealizada pelo Departamento da Diversidade, é voltada a famílias LGBTQIA+, homoafetivas ou que tenham integrantes LGBTs que necessitem de algum tipo de apoio, orientação ou suporte emocional.

A dinâmica do projeto acontece através de encontros mensais, acolhimento e rodas de conversa, com o propósito de minimizar a vulnerabilidade e o sofrimento que derivam do preconceito e da LGBTfobia. As sessões de atendimento aos participantes serão conduzidas por uma equipe composta por uma psicóloga, uma assistente social e uma estagiária de psicologia. Também apoia a iniciativa o Grupo Mães pela Diversidade.

LEIA TAMBÉM: Conferência municipal propõe debate sobre democracia e cultura

Publicidade

De acordo com o coordenador do Departamento da Diversidade, Ruben Quintana, existe uma grande necessidade de apoio e orientação, especialmente para as famílias e pessoas de baixa renda que têm menos acesso à informação, a serviços e direitos. “Não podemos esquecer também a necessidade cada vez maior de um olhar especial para com as crianças e adolescentes que sofrem bullying e preconceito dentro da escola, o que acaba levando muitas vezes à evasão escolar”, afirmou.

Ruben reforça que com a criação do Departamento da Diversidade, a prefeitura oferece uma rede de proteção contra violências e exclusões historicamente sofridas pela população LGBTQIA+. “Temos um plano de políticas públicas que hoje vem se tornando referência para outros municípios do Estado e do país e que inclui projetos e programas de inclusão, visibilidade e promoção”, destacou.

Como participar

Interessados em participar do Projeto Famílias da Diversidade devem fazer inscrição prévia diretamente no Departamento da Diversidade, junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, ou ainda pelo telefone 3715-1895. Também é possível efetuar inscrição em uma das três unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), desde que na sua região de abrangência.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.