As secretarias municipais do Meio Ambiente e de Educação apresentaram nesta terça-feira, 1º, o projeto Guardião Ambiental. A iniciativa será aplicada em cinco escolas da rede municipal de ensino, com o intuito de despertar a consciência ambiental nos estudantes. A proposta conta com alunos de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental, no papel de jovens embaixadores de ações em prol da natureza, nas escolas Cidade Nova, São Judas Tadeu, José Duarte de Macedo, Alfredo Scherer e José Duarte de Macedo.
A assessora da Secretaria do Meio Ambiente, Gabriela Graef, explica que o projeto visa incentivar ideias simples e úteis de educação ambiental, que podem ser feitas em casa e nas escolas. Entre as ações propostas, está a reciclagem de materiais, criação de composteiras domésticas e escolares, economia de água, incentivo ao plantio de hortas nativas e cuidados com hortas escolares. Ao todo, mais de 60 alunos estão envolvidos com a iniciativa. Cada escola possui um núcleo com mais de 10 guardiões, liderados por alunos que ocupam cargos de presidente, vice-presidente e secretário. Estes já frequentam mensais sobre educação ambiental com representantes de cada secretaria.
A professora Grasielle Vogt, do setor administrativo da Secretaria Municipal de Educação, complementa frisando que, ainda neste mês, os guardiões visitarão a usina de triagem de lixo, em Linha Estrela. O objetivo é conscientizá-los sobre a importância da reciclagem e reaproveitamento dos resíduos. Em seguida, os alunos serão levados para conhecer de perto a reciclagem de papel, como forma de incentivo a esta prática e até sobre a viabilidade da comercialização de itens feitos com material reciclado.
Publicidade
O lançamento do projeto aconteceu na Secretaria do Meio Ambiente, com a presença de professores e alunos. Estes receberão material institucional para divulgação das ações, com canecas, folders, camisetas, chapéu e carteirinhas, que servirão para identificar os dois guardiões estudantis de cada escola participante. Conforme Gabriela, estes alunos terão papel de liderança para incentivar o respeito ao meio ambiente não só nas escolas, mas em suas casas e comunidades.
This website uses cookies.