Para estimular atividades saudáveis e a interação social dos estudantes mesmo durante o período longe da sala de aula, o Projeto de Férias de 2022 é oferecido em Vera Cruz. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a pasta de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, começou nessa quarta-feira, 5, e vai até 1º de fevereiro. Diariamente, das 13h30 às 16h30, os alunos podem participar de oficinas de esportes e de dança que ocorrem, de forma alternada, em seis pontos da cidade e no interior do município. A estimativa é de que cerca de 600 crianças sejam beneficiadas neste ano.
A secretária de Educação, Micheli Katiani Rech, destaca que o Projeto de Férias já é uma iniciativa tradicional e esperada pelos participantes. E neste ano, está sendo ampliada para atender também a área rural. As oficinas são desenvolvidas às segundas e quintas no Ginásio Poliesportivo do Bairro Araçá e no ginásio da Escola Hannemann, na Vila Progresso; nas terças e quintas no ginásio da Escola Walter Dreyer, em Linha Ferraz; nas terças e sextas no ginásio da Escola Padre Benno Muller, na Vila Triângulo, e nas quartas e sextas no Ginásio Guidão, no Bairro Leopoldina, e no ginásio da Escola José Bonifácio, em Linha Andréas.
“É importante acolher a todos, não só os estudantes da zona urbana. Temos situações de alunos que ficam sozinhos em casa no período de férias porque os pais trabalham, tanto em empresas quanto na lavoura”, explica a titular da pasta. Para ela, o objetivo da programação é oferecer atividades e oficinas que desenvolvam a parte física e motora, com uma alternativa de atividade saudável às telas do celular, tevê e computador. “Também é um trabalho na saúde, de combate à obesidade infantil. A pandemia nos trouxe dados preocupantes e precisamos estimular a atividade física nas nossas crianças e adolescentes”.
Publicidade
Envolvida há seis anos com a iniciativa, a coordenadora de projetos e professora de Educação Física, Susana Cristine Soder, conta que, em 2020 e 2021, não foi possível realizar as atividades por causa da pandemia. “Estamos retornando agora e as crianças participam em mais de um local. Percebemos o desenvolvimento deles, o coleguismo; quando gostam, avisam os vizinhos e colegas para vir”, afirma. Ela ressalta ainda a participação das famílias, que procuram as secretarias, estimulam a participação dos filhos nas oficinas e até vão junto para assistir aos jogos. ”É uma alegria e uma satisfação poder acompanhar e orientar essas crianças e adolescentes neste período. Eles esperam ansiosos pelo projeto, onde encontram amigos e colegas e as atividades se tornam uma diversão.”
LEIA MAIS: Santa Cruz reabre parques para prática de atividades físicas
Uma das novidades deste ano são as aulas de dança, em parceria com a escola de danças Jef’s Studio, para propiciar uma atividade nova e diferente, de acordo com o dirigente da equipe de Cultura e Esportes, Cristiano da Roza. “Assim conseguimos variar as atividades e atender um público maior, que é a nossa intenção. Por vezes, a criançada não quer jogar vôlei ou futebol, mas quer fazer a dança”.
Publicidade
Segundas e quintas:
Terças e quintas:
Terças e sextas:
Publicidade
Quartas e sextas:
A secretária de Educação, Micheli Katiani Rech, alerta que o Projeto de Férias não é voltado apenas a alunos das escolas municipais, mas aberto a toda faixa etária de estudantes em todo o território de Vera Cruz. “Acabamos não restringindo porque nosso objetivo é que as crianças se exercitem, se divirtam e tenham uma interação. Ficamos tanto tempo em isolamento social, nos restringindo de tantas atividades… O objetivo é que elas venham e tenham uma atividade direcionada”.
Um dos participantes que aproveitaram os dois primeiros dias de atividade foi o pequeno Tiago de Carvalho, de 5 anos. O aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Carlos Rech, no Bairro Leopoldina, compareceu na quarta e voltou ontem para jogar futebol. “Foi muito bom, fiz um monte de coisas”, relatou. Tiago foi avisado sobre as atividades pelo pai, e quando conversou com a Gazeta do Sul estava em busca do primeiro gol no projeto. Com a camisa 8 do Verona, contou ainda que quer usar a de número 10.
Publicidade
Interessados em participar não precisam realizar inscrições antecipadas, mas no primeiro dia, cada criança e adolescente recebe uma ficha que deverá ser preenchida pelo responsável e entregue na próxima atividade. O documento pede nome da criança, nomes dos pais e um telefone para contato, e serve como controle de frequência para que a organização saiba quantas pessoas participaram das atividades.
LEIA TAMBÉM: Saúde em Casa deve retornar em 2022
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.