“Assim como há dificuldade para acessar alguns direitos básicos, como moradia, educação e transporte, as pessoas com deficiência também têm dificuldade em acessar o esporte.” É o que diz o psicólogo do esporte, Flávio Ramon, ao explicar o que motivou a criação do projeto Esporte para Todos, do qual é um dos coordenadores. A iniciativa foi lançada no dia 17 deste mês pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, com o intuito de oferecer espaços de atividade física, esporte e lazer para cidadãos com deficiência. Na oportunidade, cerca de 30 pessoas se reuniram no Pavilhão 2 do Parque da Oktoberfest para praticar as modalidades de atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha paralímpica, futsal e vôlei sentado.
Nessa primeira edição, conforme Ramon, foi possível oportunizar maior convivência das pessoas, com e sem deficiência, no ambiente esportivo. Para dar continuidade ao projeto, no sábado, 24, houve a segunda etapa com ioga para usuários de cadeiras de rodas e pessoas sem deficiência, no ginásio do União Corinthians.
LEIA MAIS: Esporte para Todos oferece aula de ioga neste sábado
Publicidade
Um dos participantes foi Maurício Vieira da Silva, 26 anos, morador do Bairro Bom Jesus. Ele, que apresenta transtorno psíquico, foi acompanhado da mãe, Jandira da Rosa, e aproveitou para conhecer os benefícios do ioga. Os dois também participaram das atividades ocorridas no lançamento do projeto, ocasião em que Maurício praticou futsal e bocha paralímpica. Segundo conta, seus esportes preferidos são futebol e futsal.
Em tratamento há 13 anos, ele é estimulado à prática esportiva, especialmente em casa. Também participa três vezes por semana do programa Centro-Dia, gerido pela Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e que oferece atenção integral a pessoas com deficiência, incentivando a convivência em grupo e o fortalecimento das relações sociais.
LEIA MAIS: FOTOS E VÍDEO: projeto Esporte Para Todos é lançado em Santa Cruz
Publicidade
Na aula de ioga, ministrada pela instrutora e voluntária Letícia Coelho, Maurício concluiu a sequência de exercícios de alongamento, relaxamento e respiração, demonstrando força de vontade e, sobretudo, superação para enfrentar suas limitações. Isso, aliás, é o que favorece a socialização, outro objetivo do Esporte para Todos. Ao descrever o que a prática de ioga proporciona, Letícia disse que “é para todo mundo e não tem barreira”. Para os usuários de cadeira de rodas, em especial, ela cita que ativa todo o sistema muscular, previne dores e espasmos e diminui a ansiedade e a irritabilidade.
Além disso, observa que pessoas com deficiência visual e pessoas neurodivergentes (com desenvolvimento ou funcionamento neurológico diferente do que se estabelece como padrão na sociedade) podem praticar. “Onde existe imaginação é possível. O ioga está concentrado na mente, e a gente trabalha de maneira muito sutil e delicada com as pessoas que têm deficiência”, sublinhou. A próxima edição do projeto ainda não tem data definida, mas a proposta é de que em cada etapa se intensifique a prática de uma modalidade.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz passa a contar com selo Empresa Inclusiva; saiba como funciona
Publicidade
O Esporte para Todos é realizado pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por meio do Departamento de Esportes, em parceria com entidades, como a Associação Santa-Cruzense de Pessoas com Deficiência Física (Aspede), Esporte Clube União Corinthians, Associação Santa Cruz Futsal, Escola de Judô Juliano Campos e Unisc, e com voluntários, como a instrutora de ioga Letícia Coelho e a ex-atleta Sabine Heitling. A ação tem apoio do Departamento de Inclusão da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Compede).
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.