Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

INICIATIVA

Projeto Esfera: um abraço à comunidade e ao meio ambiente

Com o intuito de explanar e divulgar a importância do descarte correto das embalagens de medicamentos, um grupo de estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Padre Benjamim Copetti, de Sobradinho, idealizou o Projeto Esfera. O nome veio da junção do Meio Ambiente com a comunidade, englobando o mundo todo, que tem a forma de uma esfera. O grupo é formado pelas alunas Giovana Xaviel Bassan, Juliana Librelotto Goettems, Renata Kroth Furlan, Kauana Antonio de Souza e Luana Wanzing, coordenadas pela professora Jaciani Pozzobon, além do apoio da mentora, professora da Unisc, Ana Paula Helfer Schneider, e da coordenação da Unisc Campus Sobradinho. 

Esta iniciativa concorre dentro do projeto E-Generation, o qual consiste na realização de atividades voltadas ao empreendedorismo, com realização de cursos e workshops para professores, alunos e comunidade acadêmica. Ainda contará com um desafio final entre alunos e professores de dez escolas públicas de Ensino Médio da região. O E-Generation conta com financiamento do Consulado dos EUA em Porto Alegre, com a parceria do Sebrae, da 6ª CRE e da Direção de Inovação e Empreendedorismo da Unisc, tendo como principal objetivo introduzir a educação empreendedora na vida de jovens de escolas públicas, envolvendo estudantes, professores e comunidade acadêmica.

Desde o mês de março estão sendo realizadas atividades com os participantes do E-Generation. As equipes também estão trabalhando no Desafio Empreendedor, com o apoio de mentores designados pela Unisc. No dia 8 de julho, haverá a apresentação das propostas inovadoras construídas pelas equipes no campus da Unisc de Santa Cruz do Sul, onde serão premiadas as três equipes com os melhores desempenhos.

Publicidade

Explicando sobre o Projeto Esfera, estiveram participando do programa Giro Regional da Rádio Gazeta FM 98.1 desta terça-feira, 21 de junho, as integrantes Giovana Xaviel Bassan e Juliana Librelotto Goettems, juntamente com a coordenadora administrativa da Unisc Sobradinho, Jocelaine Maieron. 

LLEIA TAMBÉM: Aplicado como piloto na Benjamim Copetti desde 2020, Novo Ensino Médio chega a todas as escolas

Conforme Giovana, o projeto é um abraço à comunidade e ao meio ambiente, pois ao mesmo tempo que pretende orientar as pessoas sobre o descarte correto de embalagens de medicamentos, também possui um viés social, pois medicamentos que ainda não passaram do prazo de validade, serão entregues à Farmácia Municipal, para posterior repasse a quem não possui condições de compra. Conforme ela, também busca-se uma mudança de hábito por parte da comunidade. “As pessoas geralmente tem o hábito de descartar estas embalagens no lixo comum de casa, no lixo do banheiro ou da cozinha. Até mesmo jogar a bula na lareira. Isso é errado. O descarte incorreto deste tipo de lixo acaba causando poluição no solo, podendo alcançar os lençóis freáticos. Também o tempo que o mesmo permanece exposto acaba sendo tóxico para a atmosfera”, salienta. Desta forma, as idealizadores pedem para que as pessoas guardem os blisters de medicamentos, cartelas, vidros de xaropes, entre outros, mantendo-os em uma sacola ou caixa. Ao irem na farmácia, levem junto para dar o destino correto à eles.

Publicidade

A aluna Juliana destaca ainda que o projeto visa melhorar o que já existe, mostrando para a comunidade que existe um descarte correto e que esse deve ter continuidade, mesmo após a apresentação na final do E-Generation. “Agora pode não surtir um efeito tão grande, mas a longo prazo vai ter diferença. A gente não quer que esse projeto chegue no dia da apresentação e pare por ali. Queremos continuar com isso, pois a gente é da área da sustentabilidade na escola. Para nós já vai ajudando muito”, ressalta.

LEIA TAMBÉM: Cure o Mundo: um projeto que vai além da sala de aula

Contando com o apoio da Unisc Sobradinho, a coordenadora Jocelaine salienta que quando recebeu o convite não teve dúvidas em fazer parte da iniciativa e demonstra sua satisfação em poder apoiar a causa. “Agradeço à escola que abraçou esse projeto e indicou as meninas. Às vezes a gente tem que desacomodar um pouquinho. Inclusive o jovem. Quem quer se destacar tem um desafio pela frente. Estes jovens tem de ser estimulados cada vez mais. Acredito que a nossa região toda tem muito potencial nesses jovens”, ressalta. Jocelaine ainda destaca que a Escola Padre Benjamin Copetti foi escolhida para participar do E-Generation através de indicação da 6ª CRE.

Publicidade

A integrante Giovana finaliza reforçando que primeiro deve-se mudar o pequeno, começando dentro de casa, na escola e na comunidade. “Nosso projeto é um abraço à comunidade, porque não tem custo nenhum. Estamos fazendo de boa vontade. Queremos mudar e transformar a mente das pessoas, para que as mesmas apliquem no seu dia a dia. Não importa se o projeto ganhar ou perder. A gente já ganhou só de estar fazendo essa ação pela comunidade”, conclui.

População já está aderindo à iniciativa

O Projeto Esfera está realizando uma coleta temporária destas embalagens e medicamentos não vencidos na escola. Quem quiser realizar o descarte pode procurar pela escola e/ou pelas integrantes do grupo. As ações do Projeto Esfera também contam com a parceria do Grêmio Estudantil da Escola Copetti, sendo divulgada através do seu perfil oficial no Instagram @ge_copetti.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.