Educação

Projeto Escola Inclusiva terá investimento de R$ 1 milhão em 2024

João Afonso Lemos, de 10 anos, revelou que está com saudade da escola. A mãe, Aline, conta que, logo após a virada do ano, nos três primeiros dias ele já a questionava logo pela manhã: Mãe, tem escola hoje ? O menino, que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA), tomou gosto pelo ambiente escolar após a implantação do Projeto Escola Inclusiva (PEI). A iniciativa, executada pela prefeitura, através da Secretaria de Educação, tem como propósito disponibilizar monitores que acompanham integralmente os alunos das mais variadas deficiências. Para este ano, já foi assinado o convênio que autoriza o investimento de mais de R$ 1 milhão para a executar o projeto, que ocorre em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

LEIA TAMBÉM: Unisc oferece bolsas de estudos para graduação; confira os cursos

De acordo com a supervisora educacional da Secretaria Municipal de Educação, Mara Núbia Sandim, neste ano serão contratados 75 estagiários, da licenciatura plena e do curso de psicologia da Unisc. “Estes profissionais de apoio acompanham os alunos com as mais variadas deficiências em seus hábitos de vida diária, desde a alimentação, locomoção, a interação com os demais educandos e auxiliar no desenvolvimento de atividades pedagógicas orientadas pelo professor da turma regular”, explica Mara Núbia.

Publicidade

Para a alegria do garoto João Afonso e sua família, que não vê a hora de o ano letivo começar, e de outras dezenas de estudantes que, assim como ele, necessitam de acompanhamento integral, em 2024 o projeto Escola Inclusiva será novamente colocado em prática a partir de março. “O monitor passou a ser uma referência para nosso filho. Sem esta atenção especial, ele não conseguiria se desenvolver e aprender. Somos muito gratos que a prefeitura está proporcionando este cuidado com os alunos que possuem necessidades especiais”, revelou Aline.

Conforme a prefeita Helena Hermany, dar uma atenção especial aos alunos com as mais variadas deficiências, é uma das prioridades na gestão. “A escola tem a missão de cuidar e educar, e os estudantes que possuem alguma deficiência precisam uma atenção especial, para que se sintam bem no ambiente escolar, que se sintam felizes, bem amparados e consigam desenvolver suas capacidades da melhor forma possível”, disse.

LEIA TAMBÉM: Uergs abre processo seletivo para cursos de graduação em Santa Cruz; veja como se inscrever

Publicidade

Projeto Escola Inclusiva

Pelo terceiro ano consecutivo, a prefeitura, através da Secretaria de Educação, realiza convênio assinado com a Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), que permite a seleção de estudantes universitários para estágio remunerado no Projeto Escola Inclusiva (PEI). A iniciativa da Administração Municipal garante acompanhamento no ambiente escolar para alunos com algum tipo de deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA).

LEIA MAIS SOBRE EDUCAÇÃO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.