O projeto Elas Empreendem, realizado por meio da ONG Foco Empreendedor, com apoio do Fundo de Desenvolvimento Social da cooperativa Sicredi, formou a primeira turma em Santa Cruz do Sul. A solenidade ocorreu no dia 9 de dezembro, quando as 13 participantes tiveram um dia de beleza no salão da Joara Cabeleireira, onde realizaram limpeza de pele, maquiagem e penteados. Em seguida, as formandas participaram de um coquetel e receberam seus certificados com a presença de voluntários da Foco Empreendedor.
LEIA MAIS: Oficina do Elas Empreendem foca no autoconhecimento
O projeto oportunizou oito módulos que abordaram o empreendedorismo e o autocuidado para mulheres do território Zona Sul do Bairro Santa Vitória. As aulas mensais, que foram realizadas na Escola Estadual Nossa Senhora da Esperança, também contaram com relatos de experiências de pessoas que empreenderam, ressignificaram suas trajetórias e conseguiram superar adversidades em busca do sucesso.
Publicidade
Conforme a coordenadora do projeto, Maria Lucia Heidrich, conhecida como professora Lucinha, o maior objetivo foi oportunizar às mulheres qualificação para que descobrissem seus potenciais e talentos e pudessem iniciar pequenos projetos de empreendimentos dentro de suas qualidades e do que sabem fazer. Os oito módulos, de acordo com ela, também trouxeram de forma enfática a importância do autocuidado. “A questão de potencializar a autoestima foi marcante e pontual durante todo o curso.”
Mesmo com desistências durante a qualificação, a idealizadora e presidente da Foco Empreendedor, Áurea Binz, destaca que o projeto superou as expectativas. “Quatro mulheres já despertam no mercado seu espírito de empreender, iniciando pequenos experimentos”, comenta.
Segundo Áurea, a experiência com o Elas Empreendem foi uma revelação incrível e motivadora para aperfeiçoar o método. “Inclusive, para oferecer a empresas que querem um profissional mais preparado e consciente de seu papel.”
LEIA TAMBÉM: Mulheres lideram busca de recursos no Banco do Povo; veja números
Publicidade
A partir do projeto Elas Empreendem, algumas participantes se sentiram motivadas a criarem seus próprios negócios. A formanda Solange Fischer conta que já possui ideias dentro do empreendedorismo.
“Estou pensando se vou empreender na área de decoração ou alimentação. São estas opções com as quais eu me identifico”, afirma. Outras alunas, como Eliane Ferreira e Shirlei de Freitas, pensam em se profissionalizar ainda mais em suas ocupações.
Eliane produz pães caseiros e vende no Residencial Viver Bem, onde mora. “Estou me sentindo capaz de fazer meus pães e gerar uma renda extra”, diz. Shirlei fez um curso de cuidadora e, além de seu emprego fixo na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), trabalha de freelancer na área. Lucinha diz que foi muito gratificante coordenar o projeto e ver o quanto agregou na vida das alunas. “Ficamos muito felizes que tenha dado certo.”
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.