A Administração Municipal recebeu nessa semana do Sindifisco-RS e da Afisvec, um Certificado de Reconhecimento na área da educação, com o projeto Convivendo com as Diferenças, que é desenvolvido pelo Centro de Atendimento Municipal Educacional Especializado (CAMEE). O certificado foi concedido pelo 14º Prêmio Gestor Público 2015, onde os municípios escrevem suas iniciativas. Nessa edição cerca de 170 ações foram inscritas por 84 cidades, dessas, somente 64 foram premiadas em sete categorias.
A iniciativa rio-pardense laureada, que foi inscrita no prêmio pela Coordenadora do CAMEE, Mônica Duarte, pela indicação da Vereadora Helena Etges, objetiva instrumentalizar os professores da rede municipal de ensino, qualificando-os para um trabalho inovador e coerente com as capacidades pedagógicas e psicológicas para proporcionar um sistema educacional inclusivo.
Segundo Mônica, o Centro auxilia os professores na confecção de recursos alternativos, com materiais recicláveis, “construímos materiais com objetos recicláveis que auxiliam na alfabetização de crianças com necessidade especiais, assim de uma forma barata proporcionamos qualidade de ensino aos nossos alunos”.
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Para o Prefeito Municipal de Rio Pardo, Fernando Schwanke, esse reconhecimento é fruto do belo trabalho exercício, “os profissionais que atuam no CAMEE desenvolvem um ótimo trabalho, proporcionando uma educação inclusiva de qualidade na rede municipal de ensino”. Ele destacou ainda que para proporcionar mais tranquilidade aos pais e aos alunos foi disponibilizado em 2013 um ônibus para auxiliar no transporte dos atendidos.
Conheça o CAMEE
O Centro de Atendimento Municipal Educacional Especializado (CAMEE) atende cerca de 200 alunos da rede municipal de ensino tanto da educação infantil, quanto fundamental. Nesse local as crianças recebem atendimento psicológico e com psicopedagogas. Além disso, há espaços especializados para cada necessidade, salas de recursos visuais, auditivos e mentais. No último ano foram realizadas cerca de 190 avaliações, já em 2015, até o momento, 180 crianças foram avaliadas.
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Os alunos atendidos são encaminhados pelas escolas, quando os professores sentem a necessidade de um acompanhamento especial. Após o encaminhamento, eles passam por uma avaliação técnica e pedagógica, a partir dessa avaliação é elaborado um relatório que é encaminhado para escola e então se inicia o acompanhamento, no turno inverso ao da escola. Casa haja a necessidade de atendimento médico, ela será encaminha para uma consulta médica. Para auxiliar nesse âmbito, a unidade conta com apoio da Unimed dos Vales do Rio Pardo e Taquari, em que através do projeto Sustentabilidade recebe 50 consultas anuais.
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