Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Educação

Projeto desperta espírito empreendedor em jovens de Sinimbu

Foto: Rafaelly Machado

Participantes receberam certificados e puderam colocar o conhecimento em prática

O espírito empreendedor tomou conta do auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Glória, em Sinimbu, durante a formatura de 21 estudantes que participaram do projeto Geração do Amanhã Rural. Familiares dos formandos lotaram o espaço para acompanhar a solenidade, realizada na tarde dessa quarta-feira, 6, juntamente com a prefeita Sandra Backes e a secretária municipal de Educação, Anita Brandenburg.

Durante oito encontros semanais, totalizando 32 horas, as turmas de 8º e 9º ano aprenderam lições essenciais sobre empreendedorismo e autoconhecimento com os instrutores Felipe Limberger e Carina Bublitz. E neles despertaram habilidades de liderança, gestão de tempo, relações humanas, controle de preocupações, estresse e comunicação não violenta.

LEIA TAMBÉM: Biofábrica da Unisc traz alternativa para substituir agrotóxicos

Publicidade

Tais aptidões foram testadas durante a formatura. Cada aluno precisava encarar o desafio de falar em público e usar o microfone para expor as experiências vividas nas aulas, além de fazer menção aos familiares que acompanhavam a atividade. Regina Luiza Fischer, de 14 anos, enfrentou a timidez e revelou como o projeto abriu possibilidades para o futuro.

Aluna do 8º ano, mora em uma propriedade rural na Linha Rio Branco, interior do município, onde a família planta diferentes culturas. “Quem sabe, posso empreender na minha propriedade ao longo dos anos”, frisou sem esconder a expectativa. Ela também deixou uma frase de incentivo aos colegas. “Sigam os seus sonhos e nunca deixem que pensamentos ou falas negativas te façam desistir.”


Regina (de cabelo crespo) planeja empreender no meio rural | Foto: Rafaelly Machado

LEIA TAMBÉM: Programa de Boas Práticas encerra atividades de 2023

Publicidade

Novos horizontes

Os estudantes da Emef Nossa Senhora da Glória fazem parte da décima turma do Geração do Amanhã Rural. A iniciativa é organizada pela ONG Foco Empreendedor e contou com aporte da Alliance One Brasil. A analista de Responsabilidade Social da Alliance One, Daiane Aguirres, explica que o foco é desenvolver o empreendedorismo e viabilizar a sucessão rural. “Esperamos que eles possam ter um novo olhar sobre as suas propriedades e ampliem os horizontes.”

Desde 2021, o programa já proporcionou aprendizados para 183 jovens da região. O grupo de Sinimbu vivenciou na prática o que aprendeu em sala de aula durante visita à Casa Laura, em Venâncio Aires. No empreendimento, foi possível conhecer a história do proprietário, Claudio da Cruz, e os negócios desenvolvidos no espaço. “Foi muito importante para eles enxergarem novas possibilidades e como o empreendedor pode buscar ideias para tornar o seu empreendimento mais atrativo para os clientes”, disse o instrutor Felipe Limberger.

LEIA TAMBÉM: Dificuldades no meio rural motivam saída de moradias em pequenos municípios

Publicidade

Para a diretora da escola, Claisi Goetze Behling, foi nítida a transformação nos jovens durante o período investido no curso oferecido pela ONG Foco Empreendedor, com melhora na dicção, no comprometimento e na autonomia. E espera que, futuramente, possa receber o projeto. “Nós constantemente buscamos parceria com diversas empresas, e ter essa parceria foi primordial para a comunidade escolar.”

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.