ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Projeto debate filmes de três cineastas renomados

A iniciativa é do professor Josmar Reyes, que também faz a mediação dos debates

Um projeto denominado “3 Cineastas, 3 Décadas” permite à comunidade santa-cruzense conhecer mais e melhor o trabalho de três renomados cineastas: Agnès Varda, Wim Wenders e Pedro Almodóvar. Criada pelo professor Josmar de Oliveira Reyes, a iniciativa tem como objetivo fomentar a divulgação do cinema através da exibição e debate das produções. Os encontros, gratuitos e abertos ao público geral, ocorrem no auditório do Memorial da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), sempre a partir das 19h30. O primeiro aconteceu em julho; o segundo será nesta quarta-feira, 7, à noite; e o terceiro será realizado em setembro.

Cada encontro gira em torno de um cineasta. No dia 3 de julho foi exibido Cléo das 5 às 7, de Agnès Varda; nesta quarta será a vez de Tóquio-Ga, documentário de Wim Wenders. A última sessão, marcada para 16 de setembro, terá Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos, de Pedro Almodóvar. Após a exibição, um debate será conduzido por Reyes e Ricardo Pohlmann. De acordo com Reyes, esse debate e a reflexão a partir dos filmes são os grandes propósitos do “3 cineastas, 3 décadas”.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Novidades no streaming: veja lista de lançamentos da semana

Publicidade

O professor conta que a proposta inicial era maior e pretendia abordar não apenas mais décadas, mas também o cinema latino-americano e asiático. O orçamento, contudo, exigiu um enxugamento das atividades previstas. “Com isso, o foco será o cinema europeu das décadas de 1960, 1970 e 1980 e essa diversidade de homens e mulheres”, detalha.

“A ideia é não ficar somente na exibição, mas entender que o cinema precisa ser refletido e discutido.” Reyes também é o idealizador do Amigos do Cinema e reforça a proposta de criar um público mais atento, curioso e diverso quanto às produções cinematográficas. Os debates serão gravados e editados, e posteriormente estarão disponíveis em um canal no YouTube. O projeto foi contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo e conta com incentivo do Município de Santa Cruz do Sul, da Secretaria Municipal da Cultura e do governo federal.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: 39ª Oktoberfest terá horários com rodada dupla de chope; confira

Publicidade

Conheça os cineastas

LEIA MAIS DE CULTURA E LAZER

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta