Regional

Projeto de reciclagem mostra bons resultados em Santa Cruz do Sul

Órgão de consulta da Prefeitura nas questões ambientais, o Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico (CMMASB) realizou reunião mensal nessa sexta-feira, 5, na sala Embuia, na sede da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), em Santa Cruz do Sul. O encontro levantou assuntos referentes à questão ambiental no município, com destaque para a apresentação de resultados do projeto Recicla Santa Cruz, que fomenta a reciclagem, e a formação de um grupo de trabalho sobre arborização urbana.

Iniciado em junho do ano passado, o Recicla foi apresentado pelo funcionário da Prefeitura Maurício Dopke e pelo professor Eduardo Alcayaga, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A ação espalhou, em um primeiro momento, quatro contêineres de cor laranja na área central da cidade, para receber somente resíduos sólidos. O município já conta com coletores da cor verde, que recebem orgânicos.

LEIA MAIS: Lançado há um ano, projeto Recicla Santa Cruz vai ganhar mais dois contêineres laranjas

Publicidade

Em novembro do ano passado, o projeto foi ampliado e mais quatro contêineres laranja foram distribuídos pela cidade, somando oito espaços de recolhimento. A empresa Conesul encarregou-se de fazer a coleta dos resíduos, encaminhando-os para a Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul, a Coomcat.

Na avaliação dos resultados, concluiu-se que, mediante a disposição dos compartimentos laranja, foi possível aumentar consideravelmente a quantidade de resíduos sólidos que vão para a reciclagem. “Percebemos que, em média, a gente consegue aproveitar 13% dos nossos resíduos. Com os contêineres laranja de recolhimento de resíduos sólidos, passou para 55%, então é uma evolução bem grande. O ideal é que tivéssemos esses contêineres espalhados pela cidade. É lógico que precisamos pensar no custo disso, mas, principalmente, investir em educação para que as pessoas separem em casa esse material, para que a cooperativa possa aproveitar melhor esses resíduos”, explicou o presidente do CMMASB, o engenheiro Fabio Azevedo.

LEIA TAMBÉM: Túnel Verde: conselho visa criar grupo de trabalho para discutir a manutenção

Publicidade

Quando descartados de forma incorreta, os resíduos sólidos podem causar a poluição do solo, da água e do ar. A intenção do projeto, fomentando a reciclagem, é aliar a preservação ambiental com a geração de renda no município. “O que a gente prega é que isso tenha um ciclo, pois não é lixo, não pode ser descartado, precisa ser utilizado para outras finalidades. Ou ser reciclado, ou transformado em outra matéria-prima. Isso vai trazer renda para as famílias mais carentes da cidade, que estão trabalhando na cooperativa, e reduzir o custo para o Município, que vai deixar de enviar lixo a Minas do Leão ou para o aterro sanitário”, ressalta Azevedo.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Jaques Eisenberger, a continuação do Recicla Santa Cruz ainda passará por análises. “A Secretaria avalia o projeto como muito positivo, pois demonstra que, quando existe um local adequado para a disposição de resíduos recicláveis, a população colabora com o descarte adequado. Quanto à continuidade, a partir dos dados apresentados e avaliação do Conselho, vamos avaliar a questão custo-benefício para tomarmos melhor a decisão”, frisou Eisenberger.

LEIA TAMBÉM

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.