Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

INVESTIMENTO

Projeto de Macrodrenagem no Bairro Várzea vai contar com investimento de R$ 160 milhões

Prefeitura emite nota de alerta aos moradores do Bairro Várzea

Imagem mostra a Rua Irmão Emílio, uma das mais afetadas pelo transbordamento do Rio Pardinho

O projeto de macrodrenagem da microbacia do Bairro Várzea encaminhado por Santa Cruz do Sul ao Governo Federal deverá receber prioridade. A indicação foi obtida pela prefeita Helena Hermany durante reunião, na tarde de quarta-feira, 22, com o secretário nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Leonardo Picciani.

Com isso, a iniciativa, orçada em R$ 160 milhões, através do programa Novo PAC – Cidades Sustentáveis e Resilientes – Prevenção a Desastres: Drenagem Urbana, será tratada com maior urgência, em virtude da situação de calamidade pública em que se encontra o município.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura abre cadastro do Loteamento Santa Maria II para moradores de áreas de enchente

Publicidade

Conforme a prefeita, a partir desta semana, a Secretaria Municipal de Planejamento estabelecerá contato direto com Picciani para dar sequência aos encaminhamentos necessários. O deputado federal Heitor Schuch e o secretário municipal de Saúde, Fabiano Dupont, também participaram do encontro. Caberá ao parlamentar do Vale do Rio Pardo levar a questão ao ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, buscando dar maior celeridade aos trâmites.

O projeto de macrodrenagem do bairro Várzea foi elaborado pela Unisc e inclui sistema de monitoramento de cheias, sinalização e demarcação de cotas de cheias, hidrojateamento e limpeza do sistema de drenagem, desassoreamento, canalização e estabilização dos cursos d’água e construção de reservatórios de amortecimento de cheias.

Para a prefeita Helena, a implementação das iniciativas trará maior segurança ao município no controle das águas e na prevenção e reação a situações de enchente. “A concretização desta proposta representará a solução definitiva de um problema histórico, que há décadas aflige a região da Várzea e Santa Cruz do Sul. Seguiremos atuando e em contato com o Governo Federal para que ela se torne realidade no mais breve espaço de tempo possível”.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.