Santa Cruz do Sul

Projeto de lei propõe dar nomes de mulheres às ruas de Santa Cruz

Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizada nessa terça-feira, 2, o vereador Alberto Heck (PT) apresentou dois projetos de lei, que ainda irão tramitar na Casa Legislativa. O PL 20/2023 estabelece que a denominação de novas vias, logradouros e bens públicos do Município tenham, em pelo menos 30% deles, nomes de mulheres.

Segundo Heck, basta uma rápida observação nas denominações de ruas, avenidas, praças, escolas e outros locais públicos para observar que a identificação com nome de mulheres é mínima, muito longe do percentual geral feminino na população.

LEIA TAMBÉM: Carro da Prefeitura de Santa Cruz é flagrado estacionado de forma irregular

Publicidade

Isso demonstra mais uma disparidade, mesmo que em nível simbólico, de honrarias prestadas. “Não é uma defasagem apenas local. Conforme dados do IBGE do ano de 2019, a cada 100 logradouros públicos, 47 levam nomes masculinos, 42 têm nomes neutros, como de árvores e datas, e apenas 11 têm nomes femininos”, destacou. “As mulheres, que ao lado dos homens construíram a história do Município, merecem ser destacadas. Queremos contribuir, assim, para uma maior inclusão e representação das mulheres”, continuou o vereador.

Na sessão, o parlamentar também apresentou projeto que criaria a Semana Municipal de Conscientização Sobre a Epilepsia, sugerido para o mês de março.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.